Título: E vem aí mais uma estatal
Autor: Camarotti, Gerson ; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 17/12/2009, O País, p. 3

Governo pretende criar órgão na área de esportes BRASÍLIA. O governo pretende criar mais uma estatal no próximo ano, a Empresa de Excelência Esportiva, vinculada ao Ministério do Esporte, para cuidar de atividades de alto rendimento. O ministério diz que o projeto ainda está em estudo. A nova instituição ficaria responsável pela organização dos dois megaeventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para isso, a estatal contaria com um presidente, escritórios nos estados e representações fora do Brasil. Um dos objetivos seria a elaboração de uma ¿Rede Nacional de Treinamento¿.

A Empresa de Excelência Esportiva ou Instituto Brasileiro de Excelência Esportiva terá sede em Brasília e tem previsão de funcionar tendo como exemplo as agências reguladoras.

Especula-se que o atual ministro do Esporte, Orlando Silva, gostaria de presidir a nova estatal. Com isso, Silva abriria mão de uma candidatura a deputado federal em 2010, dando espaço para outros aliados do governo concorrerem ao posto em São Paulo, seu colégio eleitoral.

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência, em 2003, pelo menos dez novas estatais federais foram criadas ¿ ou anunciadas ¿ em diferentes áreas. Somadas, são 120 estatais, incluindo as subsidiárias da Petrobras (22) e do Banco do Brasil (16). Entre 2003 e 2007, o número de funcionários dessas empresas também cresceu. Passou de 381.911 em 2003 para 439.802 em dezembro de 2007.