Título: Câmara aprova visto de 10 anos para os EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 17/12/2009, O País, p. 8

Proposta, que faz parte de acordo, será votada no Senado BRASÍLIA. A Câmara dos Deputados aprovou ontem o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos que aumenta de cinco para dez anos o prazo de validade dos vistos dos cidadãos de um país que viajam para o outro a turismo ou a negócios. O texto ainda será submetido ao Senado. Os dois países fecharam, em novembro do ano passado, um entendimento por meio de notas diplomáticas entre o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, e o então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, que aceitou a proposta brasileira.

A ampliação do prazo de validade dos vistos faz parte do esforço americano para intensificar a ida de turistas aos EUA. Para o governo brasileiro, a medida deve incrementar a entrada de americanos no país.

Até o fim da década de 1990, dez anos era o prazo dos vistos concedidos a brasileiros.

Pelo acordo, cidadãos dos dois países ficam isentos do pagamento de outras taxas para emissão de visto, exceto a de solicitação de visto, chamada pelos Estados Unidos de MRV. A isenção valerá também para visto de estudante e de intercâmbio.