Título: Quatro mil saem às ruas em protesto
Autor: Gois, Chico de ; Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 17/12/2009, Ciencia, p. 37

Polícia reage com truculência e prende 260. Ativistas tentam tomar Bella Center

Cerca de 260 manifestantes foram presos pela polícia da Dinamarca ontem, após mais um dia de protestos, que reuniram cerca de quatro mil pessoas, durante a Conferência do Clima de Copenhague. Com a chegada dos chefes de Estado, foi montado o maior esquema de segurança da história do país. Mais da metade dos 10.500 policiais da Dinamarca estão nas proximidades do Bella Center, palco das reuniões.

Intitulado pelos seus organizadores de ¿Tomada de poder¿, os protestos de ontem, que contavam com permissão legal, ocorreram em diversas ruas de Copenhague.

Nem mesmo o frio e a neve que caiu sobre as ruas da cidade desanimaram os manifestantes.

O principal alvo dos ativistas ¿ alguns vestidos de palhaço e até de Papai Noel ¿ era o Bella Center. Os manifestantes pretendiam invadir o centro de convenções para realizar uma ¿conferência do povo¿. Uma barricada de bicicletas chegou a ser feita com esse objetivo.

A esperança dos ativistas era que alguns dos delegados e ONGs presentes à conferência saíssem do local para se juntar aos protestos, numa forma de solidariedade.

Só que mesmo ONGs mais conhecidas, como os Amigos da Terra, tiveram o acesso negado ao Bella Center, onde novas máquinas de raio X e detectores de metal foram instalados dentro do prédio.

Gás lacrimogêneo e spray de pimenta para conter ativistas A truculência da polícia dinamarquesa tem gerado protestos dos ativistas, que se queixaram também do uso de gás lacrimogêneo e de spray de pimenta nos participantes da marcha de ontem rumo ao Bella Center.

Desde o fim da semana passada, quando começaram os protestos e as prisões, alguns dos detidos têm que ficar horas no frio, sentados no chão, esperando para serem identificados e levados para a delegacia.

¿ A Dinamarca está perdendo a sua reputação de receber bem o mundo ¿ acusou a jornalista e escritora canadense Naomi Klein, do lado de fora do Bella Center.