Título: Frente bolivariana derrapa na neve
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 17/12/2009, Ciencia, p. 38

Evo e Chávez destoam na COP-15

Em vez de rumarem para uma solução, as negociações sobre um acordo climático aceito por todas as 193 nações reunidas na Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, podem se tornar ainda mais confusas com a chegada de alguns chefes de estado. O presidente da Venezuela (grande produtora de petróleo), Hugo Chávez, e o da Bolívia (produtora de gás), Evo Morales, por exemplo, em discursos inflamados, pregaram ontem o fim do capitalismo como solução para o aquecimento global e saíram em defesa dos ¿direitos da mãe Terra¿. Ambos reclamaram da falta de transparência das negociações e acusaram os países ricos de tentarem impor um acordo que lhes favoreça.

Morales falou durante 30 minutos ininterruptos, e defendeu o limite da elevação das temperaturas do planeta em 1 grau Celsius, a reparação, por parte dos países ricos, ¿dos danos presentes e futuros provocados pelo aquecimento¿ e ¿a devolução do espaço atmosférico às nações em desenvolvimento¿.

Segundo ele, esses são alguns dos principais pontos da proposta que seu país traz para a reunião.

Perguntado se sua posição representava um bloqueio às negociações, respondeu: ¿ Não se trata de bloquear as negociações, mas de ter uma proposta para todos os povos ¿ retrucou.

¿ Nosso objetivo é salvar toda a Humanidade, não apenas a metade.

Discursando na plenária da COP-15, Chávez foi aplaudido ao puxar gritos de guerra como ¿Abaixo a ditadura imperial¿. Ele criticou o andamento das negociações.

¿ Havia um documento ¿top secret¿, mas ninguém sabe onde foi parar ¿ disse ele, arrancando risos da plateia. ¿ Há um grupo de países que se acha superiora os do Terceiro Mundo, os subdesenvolvidos.

Não é de se estranhar esse tipo comportamento, porque não há democracia no mundo e essa é uma evidência.

Chávez citou Leonardo Boff, Rosa Luxemburgo, Maomé e Jesus Cristo em seu discurso. Parafraseando Karl Marx, falou que o ¿fantasma do capitalismo¿ rondava a conferência.

¿ Se o clima fosse um banco capitalista, ele já teria sido salvo.