Título: Pedido de vista no STF beneficia Valdir Raupp
Autor:
Fonte: O Globo, 19/12/2009, O País, p. 4

BRASÍLIA. O Supremo Tribunal Federal viveu ontem situação inusitada. No julgamento de inquérito contra o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o placar contabilizava seis votos a cinco pela abertura de ação penal, mas, mesmo com os votos de todos os ministros contabilizados, a proclamação foi adiada. Parte dos crimes pelos quais o senador é acusado prescreve semana que vem, e ontem era a última sessão do ano na Corte. Assim, o parlamentar ficará parcialmente impune antes de ser julgado.

Depois de todos os votos colhidos, o ministro Ricardo Lewandowski pediu vista para pensar melhor. Os colegas protestaram, e o relator, ministro Joaquim Barbosa, alertou para a proximidade da prescrição de alguns fatos denunciados.

¿ Estamos há quase três anos para decidir uma questão simples ¿ protestou Joaquim.

Lewandowski chegou a cogitar retirar o pedido de vista. Irritado com a polêmica, porém, o próprio relator pediu para o julgamento ser adiado.

Raupp, que era líder do PMDB no Senado até o início deste ano, é acusado da prática de crimes contra o sistema financeiro supostamente ocorridos em 1997 e 1998, os seus dois últimos anos como governador de Rondônia.