Título: Responsável pelo Enem pede demissão no MEC
Autor: Weber, Demétrio ; Souza, Carlos
Fonte: O Globo, 19/12/2009, O País, p. 13

Vazamento da prova em outubro desgastou Reynaldo Fernandes, que presidia o Inep; ministro já escolheu substituto

RIO e PORTO ALEGRE. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, pediu demissão anteontem à noite, em meio à crise instalada após o vazamento de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em outubro.

Ele será substituído segundafeira por Joaquim José Soares Neto, diretor-geral do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB).

À frente do Cespe, Joaquim Neto envolveu-se diretamente na realização do Enem, nos dias 5 e 6 de dezembro. O Cespe e a Fundação Cesgranrio foram contratados em caráter emergencial, sem licitação, para aplicar e corrigir o exame, após o adiamento de outubro para dezembro.

Em anos anteriores, o Cespe participou de consórcios do Enem. Em 2009, porém, o exame foi reformulado, e o Cespe ficou fora da licitação. Após o vazamento das provas, o órgão juntou-se à Fundação Cesgranrio e realizou o exame. Hoje, trabalha na correção das provas.

Reynaldo apresentou o pedido ao ministro Fernando Haddad quinta-feira e, ontem de manhã, enviou mensagem de despedida aos servidores do Inep. Num longo texto, admitiu que o ambiente de trabalho ficou ¿muito deteriorado¿ após o vazamento do Enem. O adiamento abalou a credibilidade do exame, fez universidades desistirem de usar os resultados nos vestibulares deste ano e é apontado como causa da abstenção recorde de 37,7%.

¿É inegável que a imagem do Inep foi bastante abalada e eu, como presidente do órgão, não tenho como me eximir da responsabilidade de todo o ocorrido.

Assim sendo, ponderei junto ao ministro da Educação que minha saída da presidência do Inep seria oportuna. Um novo presidente poderia dirimir com menos dificuldade as desconfianças que recaem sobre o instituto neste momento delicado¿, diz o texto.

Com orçamento superior a R$ 400 milhões, o Inep responde pelas avaliações da educação básica e superior e pelos censos escolares. Caberá a Neto fazer mudanças no Inep, afastando ou demitindo servidores, tarefa que teria sido recusada por Reynaldo, que ocupava o cargo desde 2005.

Haddad diz que novo presidente terá carta branca Em Porto Alegre, o ministro Fernando Haddad disse que Neto terá liberdade para compor a sua equipe. A Diretoria de Avaliação da Educação Básica, responsável pelo Enem, será reestruturada. Até ontem, não se sabia de outros pedidos de demissão no Inep.

¿ Não vou me imiscuir em assuntos internos do instituto.

Defino o presidente e dou carta branca para ele formar a equipe ¿ disse Haddad. ¿ Será uma pessoa da universidade, com experiência na área de avaliação e logística.

O Inep está em situação delicada desde outubro, quando veio a público o furto de cadernos de questões de uma gráfica em São Paulo. A PF concluiu que o vazamento foi criminoso: funcionários terceirizados da gráfica roubaram provas e tentaram vendê-las a órgãos de imprensa. Mas houve falhas de segurança por parte do consórcio contratado pelo Inep para realizar o exame