Título: Pré-sal e eleição
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 20/12/2009, O País, p. 2

A estratégia do governo Lula é votar no Senado, no segundo semestre de 2010, no período eleitoral, os projetos que criam a Petrosal e que instituem o regime de partilha. Vão usar o debate para ilustrar as diferenças de projeto dos governos Lula e FH. Para os articuladores do governo, eventuais percalços na questão dos royalties poderão ser consertados em 2011, quando o país terá um novo governo e um Congresso renovado.

`Sinhozinho Malta¿ roda a baiana

Ao participar do programa ¿Expressão Nacional¿, da TV Câmara, terça-feira, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) deu um ataque quando a apresentadora citou o mensalão do DEM, ao falar sobre financiamento público de campanha.

¿A senhora tem que voltar para o seu lugar. Respeite os deputados que aqui estão. Respeite. Eu sou um deputado e vim aqui para o seu programa e não vou ser desacatado. A senhora não vai ficar aqui falando do meu partido. Não aceito¿, gritava Aleluia, que repetia que o governador José Roberto Arruda (DF) foi expulso do DEM. O liberal gosta mesmo é de uma TV chapa branca.

Como criticar um governo no qual temos sete ministros? Como apoiar um candidato de oposição ao nosso governo?¿ ¿ Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara (RN), descartando uma aliança com o PSDB

BEST SELLER. Depois da confusão gerada pela falta das assinaturas necessárias para sustentar a emenda dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), na foto, e Humberto Souto (PPSMG), que propõe a distribuição os royalties do pré-sal de acordo com o Fundo de Participação dos Estados, o líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), tem carregado no bolso o livro ¿Assinaturas e Assassinatos¿, de John Dunning.

Mal na foto

O presidente Lula fez cara feia para o governador Binho Marques (PT-AC), em reunião com governadores do Norte. Binho defendeu a tese da senadora Marina Silva (PV-AC), na qual o Brasil contribuiria com US$ 1 bi para o Fundo do Clima.

Gasolina

A ala oposicionista do PMDB se assanhou com o episódio da lista tríplice.

Diante do mal-estar da ala governista, eles tentam incendiar o grupo do deputado Michel Temer (SP) para que abandone o pré-acordo firmado com o PT.

O recado do presidente para Lindberg

Na sexta-feira, em um voo Brasília-Rio, um ministro emissário do presidente Lula disse ao prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, que ¿não há muito espaço para a candidatura dele ao governo estadual, sobretudo depois de perder a disputa para o diretório regional¿. O prefeito também recebeu um conselho: ¿Se você esticar a corda, vai perder o timing do recuo¿. Nesse caso, não teria nem mesmo chances para o Senado.

Tilden na aba do vice José Alencar

O ex-embaixador do Brasil em Cuba Tilden Santiago, que trocou o PT pelo PSB, esteve quarta-feira com o vice-presidente José Alencar. Os dois são précandidatos ao Senado por Minas. ¿Ele disse para fazermos uma dobradinha, viajarmos juntos fazendo campanha¿, disse Tilden, que apressa-se em dizer que não será suplente. Alencar é considerado um candidato quase imbatível. Apesar dos planos de Tilden, o PSB tenta convencê-lo a disputar para deputado federal.

ELEIÇÕES. Como Heloísa Helena deve disputar o Senado, a tendência do PSTU é lançar José Maria para a Presidência da República

LEMBRANÇA. O ex-deputado José Janene (PP-PR), que não foi cassado no mensalão porque estaria muito doente, quer se candidatar a uma vaga na Câmara

NO FÓRUM Social Mundial da Bahia, no fim de janeiro, em Salvador, será criado espaço privilegiado para o debate das questões religiosas, raciais e culturais de matriz africana.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes