Título: Amigos torcem pela recuperação do diretor
Autor: Oliveira, Eliane ; Zean Bravo,
Fonte: O Globo, 21/12/2009, Rio, p. 12

Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para Luiz Carlos Barreto, o pai do cineasta que retratou a vida do presidente

e BRASÍLIA e RIO. Amigos da família de Fábio Barreto, que sofreu um grave acidente de carro na noite de sábado, prestaram solidariedade à família do cineasta durante todo o domingo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chega hoje ao Rio, telefonou ontem à tarde para Luiz Carlos Barreto, o pai de Fábio, para desejar a pronta recuperação do cineasta.

A vida de Lula foi retratada pelo diretor no longa-metragem ¿Lula, o filho do Brasil¿, previsto para estrear dia 1ode janeiro de 2010.

O presidente Lula sairá de Brasília hoje, às 13h, e já no Rio de Janeiro participa da inauguração da estação de metrô General Osório, em Ipanema, marcada para começar às 15h. Em seguida, a comitiva presidencial seguirá até o Maracanãzinho, onde Lula inaugurará a estátua de João Saldanha e participará ainda da entrega de um prêmio. Até a noite de ontem, não estava prevista na agenda do presidente uma visita a Fábio Barreto.

Patrícia Pillar: "Todos estão com muita esperança" Durante a tarde de domingo, diversos amigos do cineasta estiveram no hospital Copa D¿Or, onde Fábio Barreto está internado, para saber notícias sobre o seu estado de saúde.

Os pais dele, Lucy e Luiz Carlos Barreto, além da irmã Paula Barreto, estiveram por lá a tarde toda recebendo o conforto de amigos e companheiros de trabalho do filho.

A atriz Patrícia Pillar, uma das protagonistas de ¿O quatrilho¿ ¿ longa-metragem de Barreto, que concorreu ao Oscar em 1996 ¿, foi ao hospital junto com o marido, o deputado federal Ciro Gomes. Apesar de demonstrar uma cer ta preocupação ao sair, a atriz foi otimista.

¿ Todos estão com muita esperança ¿ disse Patrícia.

Um dos primeiros a chegar foi o diretor de cinema e televisão Guel Arraes, cuja família é amiga dos Barreto há anos.

Arraes dirigiu longas como ¿O auto da compadecida¿ e ¿Lisbela e o prisioneiro¿, além de minisséries como ¿A comédia da vida privada¿ e ¿A invenção do Brasil¿. Ele ficou no hospital por cerca de 20 minutos.

¿ Agora só nos resta torcer pelo melhor. Vim ver se a família precisa de alguma coisa e prestar solidariedade ¿ declarou.

O cineasta Sérgio Rezende ¿ que tem no currículo filmes como ¿Guerra de canudos¿, ¿Zuzu Angel¿ e ¿Salve geral¿ ¿ foi outro amigo que fez questão de prestar solidariedade à família Barreto no Copa D¿Or: ¿ A família está um pouco mais tranquila agora. O susto maior aconteceu durante a madrugada (de sábado para domingo). Mas estamos bastante confiantes, os médicos disseram que aquele perigo da madrugada já passou.

Protagonista de ¿Nossa Senhora de Caravaggio¿, longametragem dirigido por Fábio Barreto em 2006, a atriz Cristiana Oliveira foi ao hospital acompanhada de sua filha mais velha, Rafaella.

¿ É egoísmo a gente querer ficar perto dele neste momento.

A situação está estável e tudo que podia ter sido feito foi feito. Agora, temos que orar.

Ele foi salvo por um milagre.

Tenho um amigo que estava no Miguel Couto no momento em que ele chegou e disse que o hospital estava vazio. Meia hora depois, ele já estava na sala de operação. Essa cirurgia salvou a vida dele ¿ comentou a atriz