Título: Novo presidente do Inep: mais segurança para Enem
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 22/12/2009, O País, p. 15

Neto quer repetir medidas para realização das provas, que contaram com apoio de PF, Forças Armadas e Correios

BRASÍLIA. O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto, assumiu ontem o cargo anunciando mais segurança e organização nas avaliações de responsabilidade da entidade ¿ inclusive o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve a prova vazada este ano. Para o Enem de 2010, Neto quer aproveitar as mesmas medidas adotadas na prova realizada neste mês ¿ após o adiamento por causa do vazamento.

Desta vez, houve o apoio da Polícia Federal e das Forças Armadas na segurança e dos Correios para a distribuição dos testes.

¿ A entrada dos Correios no exame foi fundamental.

Funcionou fantasticamente bem. Também o trabalho da Força Nacional e do Exército funcionou bem ¿ afirmou o novo presidente do Inep.

Neto é professor de física da Universidade de Brasília (UnB) e no último ano e meio esteve à frente do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe).

Ele defende que o Ministério da Educação (MEC) dispense licitação para contratar um instituto para elaborar a prova do Enem. Para o novo presidente do Inep, o principal critério é o profissionalismo da entidade, e não o preço baixo.

Cespe e Fundação Cesgranrio devem continuar com Enem O professor admitiu a possibilidade de manter o Cespe e a Fundação Cesgranrio na prova de 2010. Após o adiamento do Enem, em outubro, as duas instituições foram contratadas em caráter emergencial, sem licitação, para realizar o exame nos dias 5 e 6 de dezembro. O ministro da Educação, Fernando Haddad, concorda.

¿ Só conheço o Cespe e a Cesgranrio capazes de fazer a prova (do Enem) ¿ disse o ministro.

O novo presidente do Inep substitui Reynaldo Fernandes, que pediu para deixar o cargo na última sexta-feira, em virtude das irregularidades na prova do Enem. Neto prometeu apresentar um plano de trabalho a Haddad em janeiro. E esquivou-se quando perguntado se vai trocar sua equipe: ¿ Qualquer decisão merece ser tomada com cautela.

O que for necessário fazer será feito.

Ministro da Educação elogia ex-presidente do Inep Ao apresentar o novo titular do cargo, o ministro da Educação elogiou o ex-presidente do Inep: ¿ Ele deixou um grande legado, que terá de ser continuado ¿ disse, completando: ¿ Os infortúnios das últimas semanas foram dramáticos para todo órgão. Mas isso começa a ser superado com a condução firme do professor Neto.

Para Haddad, não há problemas éticos em entregar o Inep a um ex-integrante do Cespe. E disse que a experiência de Neto na área de avaliações será muito útil para melhorar as avaliações feitas pelo Inep. Neto elogiou ontem o Enem como um vestibular mais democrático.

No entanto, evitou defender o fim dos processos de seleção tradicionais das universidades