Título: Mercadante também tenta revogar o que disse sobre Ciro
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 23/12/2009, O País, p. 4

Petista teve de explicar declaração sobre "caminho errado de pau de arara"

RECIFE. Preocupado com a repercussão da entrevista transmitida anteontem por uma emissora de Recife ¿ na qual disse que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) fez o ¿ caminho errado¿ ao sair de ¿pau de arara¿ de São Paulo (onde nasceu) para viver no Nordeste ¿, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) tentou retratar-se ontem, mas acabou ratificando o preconceito. Ao dar novo depoimento ao programa ¿Super-Manhã¿, da Rádio Jornal do Commercio, Mercadante ¿ que já revogou o ¿irrevogável¿ no escândalo envolvendo o presidente do Senado, José Sarney ¿ ontem disse que a transferência de domicílio eleitoral do ex-governador do Ceará para São Paulo foi vista com estranheza, mas tentou mostrar que não vê a iniciativa como um problema. E acabou caindo em contradição: ¿ Se disse: ele se filiar... mas ele não é de São Paulo. Eu disse: mas ele é de São Paulo. Nasceu em Pindamonhangaba. Enquanto 30 milhões de nordestinos desceram para Sul e Sudeste, a família dele subiu.

Pegou o contrafluxo, a direção contrária, e foi para o Nordeste. E ele teve excelente desempenho lá, como muitos nordestinos tiveram em São Paulo.

Na conversa com o âncora do programa, ontem, por telefone, Mercadante lembrou eleições de políticos, como Lula, que são nordestinos: ¿ Nós elegemos não só o presidente Lula como também a Luiza Erundina, como prefeita de São Paulo, que foram objetos de grande preconceito. Ele (Ciro) foi para o Nordeste, mas nasceu em Pindamonhangaba.

Portanto, tem todas as condições de disputar o governo de São Paulo ¿ afirmou, acrescentando: ¿ E mais do que isso, a mãe dele é paulista, nasceu em São Paulo e tem a origem associada ao estado. Portanto, não há dificuldade para que possa ser candidato.

Ao ser perguntado pelo radialista sobre a fala do dia anterior, tida como preconceituosa, respondeu: ¿ Lula pegou o pau de arara daí para cá. Luiza Erundina veio para São Paulo.

O Ciro foi daqui para lá, mas fez carreira política. Eu estava combatendo e não alimentando o preconceito, como fiz a vida inteira em relação à nossa história no PT ¿ afirmou, se justificando: ¿ Mesmo porque a expressão ¿peguei o pau de arara no sentido inverso¿ foi do próprio Ciro. O que quis dizer foi apenas que ele fez a direção contrária do que todo mundo fez.

O senador petista também provocou outro mal-estar com declaração sobre o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, governador de Pernambuco, candidato à reeleição e com alta popularidade no estado. Segunda-feira, Mercadante classificara como ¿eleição difícil¿ o retorno do governador ao Palácio do Campo das Princesas e afirmou que, para ser vitorioso, o pernambucano necessita da presença de Lula em seu palanque.

Campos e Lula vivem em lua de mel, mas a fala de Mercadante foi tida como descortês por socialistas pernambucanos.