Título: Roriz dispara na disputa pelo governo do DF
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 23/12/2009, O País, p. 8

Arruda fica com apenas 11% SÃO PAULO. Acusado de operar um esquema de mensalão no Distrito Federal e depois de ter deixado o DEM para não ser expulso do partido, o governador José Roberto Arruda não tem chances de se reeleger ano que vem, pois não poderá ser candidato sem partido. Por isso, segundo resultados de pesquisa de intenções de voto feita pelo Datafolha, se a eleição fosse hoje, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) seria o preferido como candidato ao governo do DF em seis cenários, com diferentes candidatos.

Numa eventual disputa com Arruda na lista de candidatos, Roriz teria 44% dos votos, contra 11% para o atual governador. Segundo a pesquisa, Roriz consegue de 44% a 48% dos votos hoje ¿ o patamar mais positivo é quando o Datafolha elimina os nomes de Arruda e do senador Cristovam Buarque (PDT). Já Arruda tem 8% ou 11%. O nome dele só aparece em dois cenários. Na última sondagem, em março, bem antes do mensalão, o governador chegava a 40% ou 41%.

Em vídeo feito pelo ex-secretário de Relações Institucional do DF Durval Barbosa, Arruda aparece recebendo um maço de dinheiro.

O Datafolha divulgou ainda a situação na Bahia, onde o atual governador Jaques Wagner (PT) lidera a corrida sucessória com índices entre 39% e 43%. Quando o nome do ex-governador Paulo Souto (DEM) aparece entre os candidatos, o petista tem 41% das intenções de voto, contra 25% para o democrata.

Wagner também lidera no cenário com o deputado ACM Neto (DEM), com 43% a 14%. O Datafolha também simulou disputa entre Wagner (39%), Souto (22%) e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), que aparece com 10%.

Os eleitores de Pernambuco também foram ouvidos.

O governador Eduardo Campos (PSB) venceria no primeiro turno caso as eleições fossem hoje. Num confronto com Jarbas Vasconcelos (PMDB), teria 57% dos votos contra 29%.

No Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) lidera. O senador Tasso Jereissati (PSDB) aparece em segundo com ou sem a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).