Título: Jantar morno fecha ano de Lula com equipe
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 24/12/2009, O País, p. 3

Dilma, que ontem fez exames em São Paulo, foi a ausência mais notada na Granja do Torto

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O entusiasmo com a recuperação da economia e os números da popularidade do governo não se refletiram no jantar de confraternização de fim de ano com os ministros, oferecido pelo presidente Lula e dona Marisa Letícia, anteontem.

Até o presidente não escondia o cansaço da agenda pesada daquele dia, no Rio de Janeiro. A maior ausência da festa realizada na Granja do Torto foi a da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Muita gripada, Dilma preferiu se preservar e foi para casa assim que chegou do Rio, onde acompanhara Lula.

Segundo colegas da ministra, no próprio avião ela já demonstrava estar com sintomas da gripe. Ontem, Dilma pegou carona com o presidente Lula e viajou para São Paulo para fazer uma bateria de exames no hospital Sírio-Libanês. Segundo sua assessoria, são exames de rotina.

Este ano, ela fez um tratamento para combater um câncer linfático.

Com a ausência de Dilma, o vicepresidente José Alencar foi o mais festejado pelos ministros. Ele sentou-se na mesa de Lula, onde esteve também o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que chegou mais tarde. Entre os ¿estrangeiros¿, Lula também recebeu o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), com quem conversou separadamente por algum tempo.

Além dos integrantes do primeiro escalão, Lula convidou ex-ministros que, até recentemente, estavam no governo.

Casos do ministro do Supremo José Antonio Toffoli, que foi advogadogeral da União, e do novo ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro, que ocupava a pasta de Relações Institucionais.

Diferentemente de anos anteriores, na festa de anteontem não houve cantoria.

Em outras comemorações, José Múcio e o ex-ministro e cantor Gilberto Gil chegavam a improvisar músicas, para a alegria do presidente Lula. Mas ontem, todos os presentes demonstravam estar cansados. O prato de bacalhau acabou sendo eleito o ponto forte da noite pelos ministros.

Ontem, em São Paulo, Dilma começou a fazer exames no Hospital SírioLibanês por volta de 11h30m, de onde saiu pouco depois das 16h. Ela foi atendida pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que também é médico do presidente Lula. Segundo a assessoria da ministra, Dilma viajou ontem para Porto Alegre, onde passará o Natal com a família. Ela deve retornar a Brasília dia 10 de janeiro, depois de um período de férias