Título: Lula dribla o mau tempo e vai à praia
Autor: Damé, Luiza ; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 05/01/2010, O País, p. 3

Na Bahia, presidente aparece pela primeira vez desde o início das férias e se diverte no mar

SALVADOR. Descansando na Bahia desde o último dia 31, quando chegou a Salvador para o feriado de fim de ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu ontem pela primeira vez e não se importou com o mau tempo.

Apesar da chuva que caiu no fim da manhã, ele permaneceu na praia e, no clima de férias, dispensou ajuda e carregou uma caixa de isopor até as instalações da Base Naval de Aratu, onde está hospedado.

O presidente chegou à Praia de Inema, na base de Aratu, por volta de 9h50m. De sunga azul, permaneceu no mar durante 30 minutos. Após o banho, foi para debaixo de uma mangueira, onde foi montada uma estrutura com mesas, cadeiras e uma caixa de isopor (provavelmente usada para guardar bebidas). De chapéu e vestido branco, a primeira-dama, dona Marisa Letícia, não acompanhou o presidente: ficou sob o toldo, conversando com amigas.

Às 11h20m, quando começou a chover na região, o presidente deixou o mar e se juntou à primeira-dama. Logo ao chegar à mesa, pegou uma lata em uma caixa de isopor colocada ao lado e foi conversar com os outros convidados hospedados na base. Depois de meia hora sentado, resolveu voltar à água, onde permaneceu por mais 15 minutos. Nem a chuva fina que começou a cair intimidou o presidente, que continuou no mar. Por volta de 11h30m, ele saiu da água, foi direto para o chuveiro, vestiu uma bermuda cinza e foi embora com a família, levando de volta o isopor sobre sua cabeça.

Esta é a sexta visita de Lula à Bahia nos últimos 12 meses e a quarta consecutiva em que o presidente aproveita a Praia de Inema ¿ reduto conhecido por oferecer belezas naturais e privacidade aos ocupantes ¿ para descansar durante a folga de virada de ano. A expectativa é que ele fique lá até amanhã.

O presidente não se aproximou do muro que separa as praias de Inema (privativa da Marinha) e de São Tomé de Paripe, onde os moradores da região tomam banho de mar e se divertem nas barracas de bebidas e comidas típicas.