Título: Brasil rouba aliados dos EUA
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 02/06/2009, Mundo, p. 20

Lula inicia turnê pela região prestigiando a posse do amigo Mauricio Funes, em El Salvador. Depois, fará escalas na Guatemala e Costa Rica

Depois de 20 anos sob hegemonia política da direita, El Salvador está oficialmente incluído na lista de países latino-americanos comandados por partidos de esquerda. O novo presidente salvadorenho, Mauricio Funes, tomou posse ontem, em cerimônia prestigiada por nomes de peso na política das Américas, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton. Entretanto, os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Daniel Ortega, da Nicarágua, e Evo Morales, da Bolívia, não compareceram. Funes, de 49 anos, jornalista e ex-comentarista político da rede CNN, ingressou há dois anos na Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), grupo guerrilheiro dos anos 1980 que trocou as armas pela política institucional.

Por causa do acidente com o voo da Air France que voava do Rio de Janeiro a Paris, na noite de domingo, Lula cancelou a presença no almoço após a cerimônia de posse. El Salvador é a primeira parada do giro de Lula pela América Central, que incluirá visitas à Guatemala (hoje) e à Costa Rica (amanhã). O cenário político que vem sendo costurado na América Latina é favorável à expansão da influência brasileira. Lula quer aproveitar a oportunidade para avançar nas conversas sobre um acordo entre o Mercosul e o Sistema de Integração Centro-Americana (Sica) e discutir a abertura, para esses países, de linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES).

O Brasil pretende ocupar o espaço político aberto pelos Estados Unidos na América Latina durante o governo de George W. Bush. É nesse quadro que ganhou destaque a presença de Hillary Clinton na posse de Funes, representando a intenção do governo de Barack Obama de restabelecer a proximidade com os países da região ¿ os EUA são o principal parceiro comercial de El Salvador. Washington apoiou política e financeiramente os governos direitistas da Arena, desde os anos 1980, por temer que o país se tornasse ¿uma nova Cuba¿ com a presença da guerrilha de esquerda, que agora chega ao poder pelas urnas e com um presidente que nunca empunhou armas. A guerra civil salvadorenha durou 12 anos e fez 75 mil mortos.

Amizade A relação do salvadorenho com o Brasil, e em especial com o Partido dos Trabalhadores (PT), é estreita. A nova primeira-dama é a advogada paulista Vanda Pignato, uma das fundadoras do PT e antiga representante do partido na América Central. Declaradamente admirador de Lula, Funes esteve mais de uma vez no Brasil durante a disputa presidencial e, assim que foi eleito, desembarcou em Brasília para uma visita a Lula, apontado por ele mesmo como sua principal referência política. As campanhas de Funes à presidência e da reeleição de Lula foram regidas pela batuta do marqueteiro brasileiro João Santana, cuja equipe de trabalho em El Salvador contou com 20 outros brasileiros. A associação com Lula, visto com simpatia pela população, também foi uma carta na manga para rebater as acusações de proximidade a Hugo Chávez, feitas pelo candidato do partido direitista Aliança Republicana Nacionalista (Arena). Além do presidente, estiveram presentes na cerimônia de posse os petistas José Dirceu, Marta Suplicy e Eduardo Suplicy.

Agenda variada

Livre comércio Lula pretende aproveitar a viagem para tentar avançar nos entendimentos sobre um acordo comercial entre o Mercosul e o Sistema de Integração Centro-Americano (Sica). O presidente brasileiro tem sido regularmente convidado às cúpulas centro-americanas.

El Salvador Além de retribuir a visita de Mauricio Funes ao Brasil, ainda como presidente eleito, Lula trata de impulsionar acordos como o de biocombustíveis, negociado com o antecessor Antonio Saca.

Guatemala O social-democrata Alvaro Colom foi outro governante da região que fez questão de visitar o Brasil em uma de suas primeiras viagens ao exterior. A Guatemala pleiteia crédito de US$ 99 milhões para compra de aviões da Embraer e estuda também a aquisição de ônibus brasileiros.

Costa Rica Com o colega Óscar Arias, que exerce a presidência rotativa do Sica, Lula tratará de questões da agenda birregional com o Mercosul. Mas a Costa Rica tem inúmeros acordos de cooperação técnica em andamento com o Brasil.