Título: Lula insiste que PMDB tenha lista tríplice para escolha de vice de Dilma
Autor: Camarotti, Gerson ; Vasconce, Adriana
Fonte: O Globo, 22/01/2010, O País, p. 4

Nos bastidores, presidente diz que nome não pode ser imposição dos aliados

BRASÍLIA. Em resposta à pressão do PMDB para impor o nome do deputado Michel Temer (PMDB-SP) como vice na chapa presidencial encabeçada pela chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, agora internamente, que a lista tríplice do PMDB seria uma boa solução, e que a escolha do vice não pode ser imposição dos aliados. Nessas conversas, pondera que escolheu o seu vice em 2002, e que Dilma deveria participar da decisão sobre quem será seu companheiro de chapa.

No fim do ano passado, Lula causou reação do PMDB ao defender a lista tríplice, durante viagem ao Maranhão. Ele não só não retirou a afirmação, como queria o PMDB, como volta a defender a ideia. Entre os três nomes apontados no Planalto como opção para vice estariam o de Temer, o do ministro das Comunicações, Hélio Costa ¿ para solucionar o impasse com o PT em Minas ¿, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (MA), na hipótese de se optar por um nordestino na chapa.

¿ O presidente Lula quer ter opção para escolher o nome mais competitivo de acordo com o cenário eleitoral ¿ disse ontem um ministro.

Partido busca soluções para impasses nos estados Apesar das resistências do presidente Lula, o presidente da Câmara, Michel Temer, garantiu anteontem vitória importante ao assegurar a unidade do PMDB em favor de sua recondução ao comando do partido.

Num jantar que reuniu seus aliados e representantes do PMDB do Senado, como José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), Temer fechou acordo para antecipar a convenção nacional do partido, que seria realizada em março, para 6 de fevereiro.

Temer sinaliza ao Planalto que qualquer decisão sobre a aliança nacional entre o PMDB e o PT terá de passar por ele. E mais: antes de fechar acordo nacional, os peemedebistas exigirão uma solução para os impasses com o PT nos estados.

¿ Nossa prioridade é garantir a unidade do partido e resolver problemas dos estados.

Na convenção nacional, deverá ser lançada uma chapa única, encabeçada pelo deputado Michel Temer ¿ disse o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros.

O partido vai forçar uma solução que lhe interessa em pelo menos cinco estados: Minas, Bahia, Pará, Mato Grosso do Sul e Ceará. Diante da resistência de Lula à escolha de Temer, peemedebistas admitem o cenário com Hélio Costa como vice.