Título: Infraestrutura é o maior gargalo do estado
Autor: Rosa, Bruno ; Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 24/01/2010, Economia, p. 31
Governador diz que Galeão é um problema nacional e revela que há grupos internacionais de olho no aeroporto
Se a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos ajudam a ampliar o otimismo dos empresários cariocas, a infraestrutura é motivo de preocupação das empresas e aparece como um dos principais gargalos do Rio. Sete em cada dez empresários acreditam que o governo estadual deve dar prioridade ao investimento em portos, estradas e aeroportos para alavancar o crescimento. O mesmo deve ser feito pela União, segundo 35,5% das companhias.
O governador Sérgio Cabral endossa a avaliação e diz que o aeroporto do Rio, por exemplo, é ¿um gargalo nacional¿: ¿ Não tem papel higiênico. A escada rolante e o elevador não funcionam. Aeroporto tem que ser um shopping. Há diversas empresas loucas para assumir o aeroporto (Galeão), como as dos aeroportos de Paris e de Frankfurt.
Com isso, o governo deixaria de investir de R$ 500 milhões a R$ 600 milhões. Esse dinheiro sairia da iniciativa privada e aliviaria o caixa do Estado.
Dinheiro não falta. Luiz Eugênio Figueiredo, presidente da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), diz que fundos de investimento no exterior têm US$ 30 bilhões para investir em pequenas e médias empresas no país: ¿ As alianças são prioritárias.
As próprias empresas (cerca de 30%) ouvidas na pesquisa apontaram fusões e aquisições como direcionamento estratégico para este ano. O foco de investimento é a infraestrutura. Hoje existem vários fundos com esse propósito.
O Brasil se saiu bem na crise.
Em 2009, houve muitas conversas.
Em 2010, haverá fluxo de investimento acontecendo.
Governo estadual defende renovar concessão da Ponte Segundo a 6aSondagem Empresarial no Rio, da PricewaterhouseCoopers, a falta de infraestrutura de distribuição é apontada por 16,1% das empresas como um dos itens que mais impactam os negócios no Rio.
¿ Uma das três maiores vantagens do Rio é a possibilidade de expansão dos negócios. Por isso, investir é importante ¿ diz João César Lima, sócio da Price.
Cabral adianta ainda que vai sugerir a renovação da concessão da Ponte Rio-Niterói e aumentar a área concedida, para obter novas obras nas vias de acesso. Mas o governo federal, notadamente a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, não vê a solução com bons olhos.
A avaliação da União é que falta metade do contrato para ser cumprido e que, em uma nova concessão, os valores obtidos e o nível de obras tendem a ser outros que uma mera prorrogação do contrato atual, pois agora há mais empresas interessadas nestas concessões que em meados da década de 90, quando o contrato foi assinado.
O governador voltou a afirmar que muito já tem sido feito: ¿ O bilhete único permitirá a contratação de pessoas que moram longe do trabalho e que precisam pegar mais de uma condução.