Título: Os novos grandes amigos
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 26/01/2010, O País, p. 4

Ex-adversários, Cabral e Lindberg selam aliança em torno de Lula

¿Presidente, aqui está o meu mais novo grande amigo¿, assim o governador Sérgio Cabral (PMDB) se referiu ao prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), em encontro dos dois com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem, na Sala Cecília Meirelles, no Centro do Rio. Os ex-desafetos estrearam, oficialmente, a temporada de agendas comuns ¿ Lindberg, de olho na prometida vaga de candidato ao Senado na chapa PT/PMDB, e Cabral, livre do fantasma de uma candidatura petista ao governo do Rio, com quem teria que dividir a presença de Lula ao longo da campanha.

A aparição pública de Cabral e Lindberg como ¿novos e grandes amigos¿ foi durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio ¿ a primeira do município e 25ado estado. A agenda, segundo o prefeito, foi proposta pelo governador em email enviado domingo. É a primeira de outras que preveem, por exemplo, a inauguração do Viaduto da Posse, em março, de novo com a presença do presidente Lula.

Há quatro meses, a relação dos dois hoje amigos parecia rompida. Em evento no Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio, Cabral acusou Lindberg de ter organizado vaias contra ele. Irritado, o prefeito de Nova Iguaçu disse que não iria mais a evento algum do presidente Lula em que Cabral estivesse.

Em janeiro do ano passado, irredutível na condição de pré-candidato ao governo do estado, Lindberg irritou Cabral ao fazer críticas a sua atuação na Baixada Fluminense, como governador: ¿ O Cabral é a ausência total em toda a região metropolitana e o interior.

Ontem, o governador e o prefeito trocaram abraços e gracejos e dividiram também o helicóptero. Lindberg aceitou a carona proposta por Cabral para o encontro com Lula, que participou de homenagem ao ministro da Educação, Fernando Haddad.

¿ Essa foi a primeira de uma série de agendas.

Ontem, começamos a andar juntos cedo.

E estou planejando começar a acompanhálo ¿ diz Lindberg, que disputa com Benedita da Silva, secretária de Assistência Social de Cabral, a indicação ao Senado.

A expectativa do prefeito, que se prepara para deixar o cargo em abril e considera ¿vitoriosa¿ a campanha para ser candidato ao Senado, é a de que o PT convença Benedita a não se candidatar.