Título: Bernanke perto do sim
Autor:
Fonte: O Globo, 26/01/2010, Economia, p. 22

Congresso deve aprovar 2º mandato

WASHINGTON. Aumentou a probabilidade de o Congresso aprovar o segundo mandato de Ben Bernanke como presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), depois que a Casa Branca entrou em cena para defender suas ações no combate à crise e tentar angariar votos a favor. Uma pesquisa da agência de notícias Reuters com os senadores dos EUA mostrou que 29 deles vão ou tendem a aprovar Bernanke, contra 17 contrários. Os líderes no Senado precisam de 60 dos cem votos para impedir obstruções da oposição.

Barack Obama contatou no sábado os líderes do Partido Democrata no Senado, e a Casa Branca despachou assessores no domingo. O primeiro mandato de Bernanke termina no domingo. Se ele não for confirmado a tempo para mais quatro anos, seu vice, Donald Kohn, assume o cargo interinamente. A votação pode ocorrer amanhã.

O senador democrata Richard Durbin disse ao ¿New York Times¿ ontem, depois de se reunir com o presidente do Fed, que está confiante de que o segundo mandato será confirmado. Bernanke foi indicado por George W. Bush para suceder Alan Greenspan em 2006, tendo sido elogiado pela resposta à crise financeira.