Título: Para AGU, ações contra Lula e Dilma, serão arquivadas; DEM vê arrogância
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 23/01/2010, O País, p. 4

Ministro diz que inaugurações são prestações de contas à sociedade

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Embora em tom mais ameno, a guerra entre governo e oposição foi alimentada ontem pelos dois lados. O ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, disse que a nova representação da oposição contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, por campanha eleitoral antecipada, deverá ser arquivada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Adams considera que são prestação de contas à sociedade e não ferem a legislação os atos praticados pelos dois nos últimos dias ¿ incluindo inaugurações de obras, com palanque e discursos, e a fala de Lula sobre a campanha na reunião ministerial de quinta-feira.

¿ Essa (representação) deve resultar no indeferimento. Ela reprisa uma questão já discutida no TSE, basicamente exigindo que o governo não fale de suas realizações. Isso não é vedado pela legislação eleitoral ¿ afirmou o advogado geral.

Anteontem, PSDB, DEM e PPS recorreram ao TSE por causa da solenidade de inauguração da barragem do Setúbal, em Jenipapo, Minas Gerais, com discursos de Lula e Dilma rebatendo críticas da oposição. Foi a quinta representação contra Lula e Dilma.

PSDB, DEM e PPS reagiram a essa previsão e também ao fato de Lula ter chamado de ¿babaca¿, na reunião ministerial, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE).

¿ O presidente e seu governo fazem campanha todos os dias, só um cego não vê. ¿ rebateu, dos Estados Unidos, o presidente do PSDB, que voltou a comentar o ataque de Lula a ele. ¿ Respeito Lula como presidente do Brasil. Portanto, quando ele faz comentários de baixo padrão, não vou respondê-los no mesmo nível. Ele é conhecido por não controlar o seu vocabulário.

Petistas e tucanos disseram ontem não acreditar que essa tentativa de paz possa dar resultado em ano eleitoral.

Para senador José Agripino, líder do DEM no Senado, a postura do advogado-geral da União só reforça a arrogância do governo:

¿ A arrogância do governo é tanta que chega ao ponto de o presidente da República chamar de babaca o presidente de um partido da oposição, e o advogado-geral acha que pode falar pelo TSE.

O presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, disse ontem em São Roque, na Grande São Paulo, que não vai mais ficar em ¿disputa de comadres¿ com dirigentes do PSDB.