Título: Zoghbi nega ter acusado Agaciel
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 03/06/2009, Política, p. 4

Os ex-diretores do Senado Agaciel Maia e de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi foram ouvidos ontem pela Mesa Diretora da Casa e senadores convidados. Os dois negaram envolvimento em supostos desvios de recursos públicos. Agaciel e Zoghbi foram ouvidos separadamente e não houve acareação, porque o ex-diretor de Recursos Humanos retirou todas as acusações a Agaciel, feitas em entrevista à revista Época. Zoghbi não negou ter feito as acusações, mas alegou que as fez em um momento de tensão, porque estava sendo pressionado pelo repórter.

¿Foi num momento de tensão, fiz considerações de matérias que já tinham saído na imprensa. Não tenho provas e nem o acuso (acusa Agaciel). Eu estava sob tensão e queria me ver livre do jornalista. Peço desculpas a ele (Agaciel)¿, disse Zoghbi.

Respostas Ao contrário do ex-colega, que estava acompanhado de seu advogado e tentava demonstrar humildade nas respostas aos poucos senadores que compareceram ao interrogatório, Agaciel Maia chegou cumprimentando os funcionários presentes e não demonstrou qualquer intimidação com as perguntas feitas. O ex-diretor geral do Senado responsabilizou ainda os senadores que ocuparam os cargos de primeiro-secretário ou mesmo presidentes da Casa por atos, contratos irregulares com bancos, por abertura de inquéritos, pela criação dos cargos de diretores da Casa. Não nominou ninguém.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que manifestou o incômodo com a ausência de senadores para ouvir os dois ex-diretores, afirmou que os ex-presidentes e ex-primeiros-secretários durante a gestão Agaciel devem ser ouvidos pela Casa. Virgílio fez a maioria das perguntas aos dois ex-diretores, e além dele, apenas o vice-presidente, Marconi Perillo (PSDB-GO), o tucano Tasso Jereissati (CE) e o petista Tião Vianna (AC) fizeram perguntas. Dois senadores do DEM, José Agripino Maia (RN) e ACM Junior (BA), permaneceram na oitiva, mas não fizeram pergunta.

Agaciel negou ser sócio de empresa terceirizada que presta serviço ao Senado e afirmou que as acusações de Zoghbi foram dadas porque o ex-diretor de RH tentava se livrar das acusações que pesavam sobre ele. Agaciel, no entanto, evitou acusar Zoghbi. ¿O que ele fez comigo foi uma sacanagem. Para tirar do colo dele, me acusou e acusou outros dois senadores. Só pode ter sido desespero. Não sou eu quem vai dizer que alguém é, é a sindicância, o inquérito¿, reagiu Agaciel.