Título: Lula discute destino de Ciro Gomes
Autor: Damé, Luiza ; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 25/01/2010, O País, p. 3

PT vai tentar convencer PSB a desistir de lançar o deputado a presidente

SÃO PAULO. O PT inicia na quarta-feira uma ofensiva para convencer o PSB a desistir de lançar a candidatura do deputado federal Ciro Gomes à Presidência.

Haverá uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do nacional PSB, para tratar do assunto. A presença de Ciro no encontro, que deve acontecer em Pernambuco, não está certa.

O deputado está viajando em férias pela Europa há quase um mês e tem se mantido distante das discussões políticas. Ele deve voltar ao país amanhã e desembarcar em Fortaleza (CE).

Segundo sua assessora, até ontem Ciro não havia recebido convite de Campos.

O novo presidente do PT, José Eduardo Dutra, usa a derrota do governo na eleição do Chile neste mês como argumento para convencer o PSB. Na disputa chilena, havia dois candidatos que faziam parte da aliança da presidente Michelle Bachelet.

¿ O próximo passo é garantir a unidade do governo na eleição. Trazer o Ciro para a campanha da Dilma. A unidade é importante. Vimos um monte de comparações apressadas com a eleição do Chile, mas se há um ponto que vale para o Chile e para o Brasil é que governo não divide ¿ disse Dutra.

A ideia é que Ciro dispute o governo de São Paulo com apoio do PT. Em setembro passado, o deputado transferiu o seu domicílio eleitoral para o estado.