Título: O vice de Serra
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 28/01/2010, O País, p. 2

de Brasília

O presidente do PPS, Roberto Freire, está costurando a candidatura do ex-presidente Itamar Franco para vice na chapa do governador José Serra (PSDB). Ontem ele esteve com o governador Aécio Neves (MG). Nessas conversas, Freire sustenta que a presença de Itamar na chapa sinalizaria um compromisso com a ética. A tese é a de que Itamar Franco teria, ao contrário do DEM, autoridade para criticar mensalões e mensaleiros.

Thomaz Bastos vai defender cotas

Depois de uma conversa, sexta-feira, com o ministro Edson Santos (Igualdade Racial), o advogado Marcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça no primeiro mandato do presidente Lula, concordou em defender a política de cotas raciais da Universidade de Brasília no Supremo Tribunal Federal.

Ele não vai cobrar honorários e está acertando uma entidade para representar no julgamento. O DEM entrou com uma ação, em julho do ano passado, pedindo que seja declarada inconstitucional a política de cotas da UnB, que reserva 20% das vagas para negros.

De 3 a 5 de março haverá audiências públicas no Supremo sobre o assunto.

Só há uma hipótese de eu não dar palanque para a Dilma: se ela disser que não me quer¿ ¿ Geddel Vieira Lima, ministro (PMDB) e candidato ao governo da BA

NIVELANDO POR CIMA. Em jantar com a governadora Roseana Sarney (MA), no dia 15, o presidente Lula tirou fotos com os funcionários do Palácios dos Leões. Ao se deparar com o garçom Samuel Cunha, que tem 1,98m de altura, Lula brincou: ¿Contigo assim, não. Vou subir numa cadeira¿. Cunha imprimiu a foto, colocou numa moldura e pendurou na parede de sua casa.

Ser ou não ser Os prefeitos de Goiânia, Íris Rezende (PMDB), e de Maceió, Cícero Almeida (PP), estão reticentes em sair de seus cargos para disputar o governo. Temem a rejeição do eleitorado devido ao abandono da prefeitura no meio do mandato.

Acordo O governador André Puccinelli (MS) fez um acordo com a cúpula do PMDB. Vai dar os votos na convenção do partido para aprovar a coligação com o PT e o apoio a Dilma Rousseff. Mas no seu estado fará campanha para José Serra.

Empresários reclamam mais diálogo A Confederação Nacional da Indústria diz que a montagem de um grupo de trabalho no governo para elaborar um pacote trabalhista sem a presença dos empresários contraria o artigo 10 da Constituição. ¿A sinalização é muito ruim para a geração de empregos no país. Não dá para trabalhar na base da coerção, e não do estímulo. Onde está o diálogo social?¿, cobra o gerente de relações trabalhistas da CNI, Emerson Casali.

Grupos de Temer e de Sarney se unem

O PMDB da Câmara e do Senado se entenderam. O grupo do Senado (José Sarney, Renan Calheiros e o deputado Jader Barbalho) estava fora do Diretório Nacional desde a convenção de março de 2007. Naquele ano, eles chegaram a lançar o ministro Nelson Jobim (Defesa) para a presidência do partido, tentando impedir a reeleição para o cargo do deputado Michel Temer (PMDB-SP). Anteontem, eles se reintegraram à cúpula e vão apoiar a recondução de Temer.

A VISITA ao Acampamento da Juventude, no Fórum Social Mundial, do ministro Tarso Genro (Justiça) desencadeou ontem, em Porto Alegre, uma manifestação pela legalização da maconha.

CONSOLO. Do ministro Alexandre Padilha sobre Henrique Fontana (PT-RS): ¿Foi o deputado que mais durou na liderança do governo no governo Lula¿.

O PRESIDENTE da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, confirma: ¿Não sou candidato à reeleição para deputado federal, mas sou précandidato ao Senado¿.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes