Título: Presidente provoca adversários
Autor: Damé, Luiza ; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 28/01/2010, O País, p. 3

Para ele, políticos deviam ter "prazo de vencimento"

RECIFE. Ao inaugurar ontem em Recife uma unidade de pronto atendimento (UPA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou adversários e disse que muitos políticos deveriam ter carimbo com ¿prazo de vencimento na testa¿ porque têm ¿cabeça atrasada e maldade¿: ¿Este estado não tem direito de retroceder nem voltar ao passado danoso e mesquinho.

Este estado aprendeu a andar para frente ¿ afirmou Lula, elogiando o governador aliado Eduardo Campos (PSB) e criticando o seu antecessor no cargo, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), porém sem citá-lo: ¿ E olha que eu dei muito mais dinheiro para o meu adversário, quando ele governava Pernambuco, do que o presidente que era aliado dele (Fernando Henrique Cardoso).

Lula prosseguiu nas críticas aos adversários: ¿A desgraça da política é que político deveria ter carimbado na testa aquele prazo de vencimento. Não por idade, porque a mãe de Chico Buarque de Holanda tem 100 anos e está nova. Ariano Suassuna está com 80 e parece uma criança. A pessoa não está com prazo vencido porque tem idade. A pessoa está com prazo vencido porque tem a cabeça atrasada. Tem maldade, não pensa de forma moderna. Quando falo em política com data de vencimento, é porque vocês têm que olhar o que essa gente fez pelo estado.

E o que se propõe a fazer.

Interrompido várias vezes por aplausos e palavras de ordem da época em que foi candidato, Lula elogiou a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, précandidata do PT à sua sucessão: ¿ De vez em quando, as pessoas falam que a Dilma é braba. E eu vou lhe contar uma coisa. Mulher tem mais é que ser braba mesmo. Quem tem que ficar arreganhando os dentes todas as horas é o homem. A mulher tem que ser séria mesmo. E foi esse comportamento dela que fez coordenar o PAC, o Minha Casa, Minha Vida.

Na sua vez de discursar, Dilma cometeu uma série de gafes. Ela se referiu ao escritor Ariano Suassuna como nascido em Pernambuco e autor da frase ¿nós somos madeira que cupim não rói¿. Ariano é paraibano; sua família foi para Pernambuco porque seu pai foi assassinado por questões políticas. E o autor da frase é do compositor Lourenço Barbosa, o Capiba.

Ela errou, também, o nome da cidade onde estava ao lado do presidente.

Chamou-a de Paulistas duas vezes. Na terceira, acertou, tirando os que estava sobrando. Referiuse ao ¿prefeito Romildo¿, de Olinda. Ele se chama Renildo Calheiros (PCdoB) e é irmão do senador Renan Calheiros (PMDB). Também cumprimentou Romero Jucá (PMDB-RR), como líder do partido no Senado.

Depois, corrigiu-se, afirmando que ele era líder do governo.