Título: Enem: aberta inscrição para federais
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 28/01/2010, O País, p. 11

Notas serão divulgadas hoje pelo MEC, e vagas estarão disponíveis amanhã

BRASÍLIA. Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão conhecer suas notas hoje, e amanhã já poderão se inscrever em uma das 51 instituições ¿ na maioria, federais ¿ que oferecem vagas com base no resultado da avaliação. Ontem, o MEC explicou como funcionará o novo sistema para as 47.900 vagas disponíveis em todo o Brasil. O processo será feito pela internet em três fases. A primeira delas começa amanhã e vai até 3 de fevereiro. As outras duas serão realizadas com vagas remanescentes.

No Rio, sete instituições estão no sistema: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sucow da Fonseca; Escola Nacional de Ciências Estatísticas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense; e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Estão no sistema apenas instituições que trocaram integralmente o vestibular pela nota do Enem. Instituições que usam o Enem apenas como uma das fases de seleção não foram incluídas.

Essa situação se aplica à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e à Universidade Federal Fluminense (UFF).

A partir de 6h da manhã de sexta-feira, os 2,6 milhões de alunos que participaram do Enem poderão acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela página do MEC (mec.gov.br), para saber quais são os cursos disponíveis e quantas vagas foram ofertadas. O aluno escolherá apenas uma opção, podendo mudar de ideia ao longo do dia.

Às 23h59m, o sistema se encerrará e, até 6h da manhã do sábado, vai elaborar as listas com todos os alunos interessados, ordenados por ordem de notas, da maior para a menor.

No sábado, o aluno que ficar de fora da nota de corte poderá trocar sua opção para outro curso no qual tenha chance de ser incluído. Mesmo quem seria contemplado com a primeira opção poderá mudar de ideia e tentar outra instituição. Para fazer a pesquisa, os alunos poderão selecionar as opções por cursos, instituições ou estados.

No fim do sábado, o sistema travará novamente, trazendo no dia seguinte a nova classificação dos alunos, levando-se em consideração todas as mudanças realizadas pelos participantes.

Esse processo ocorrerá até 23h59m do dia 3 de fevereiro, quando o sistema fará a seleção definitiva dos alunos. O resultado, com a lista dos contemplados com uma vaga, será divulgado no mesmo site no dia 5. As matrículas deverão ser feitas entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

¿ O sistema vai facilitar o preenchimento de vagas que hoje sobram em instituições.

Não são muitas, mas elas existem ¿ diz a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Bucci.

Em caso de empate, será considerada a melhor nota obtida na redação. Com as vagas que sobrarem, será feito um novo processo, da mesma forma, para contemplar alunos que ficaram sem vaga. A segunda etapa vai de 15 a 20 de fevereiro. Uma nova chance será dada na terceira etapa, prevista para o período de 1º a 3 de março.