Título: BC chinês alerta para crise da dívida
Autor: Frisch, Felipe ; Schreiber, Mariana
Fonte: O Globo, 28/01/2010, Economia, p. 22

DAVOS, PEQUIM e NOVA YORK. O vice-presidente do Banco Popular da China (o banco central do país), Zhu Min, alertou ontem para o risco real de que o mundo sofra uma crise da dívida soberana, enquanto o crescimento econômico global permanecer fraco e apoiado nos gastos dos governos.

¿ O risco de uma crise da dívida soberana é real. Me parece que o risco para a economia global é um crescimento econômico muito frágil e volátil ¿ afirmou Zhu, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Além da preocupação com a economia mundial, autoridades chinesas estão cautelosas quanto à economia da nação asiática. Ontem, o Banco Industrial e Comercial da China, o maior do país, suspendeu a rolagem de alguns empréstimos. O objetivo é conter a oferta crédito.

Este mês, o governo chinês recomendou a interrupção de novos financiamentos.

A economia da Grécia também pautou discussões em Davos. Ontem, o governo negou a notícia de que teria escolhido o Goldman Sachs para vender até C 25 bilhões em bônus para a China, apesar de confirmar que fará um road show na Ásia. A Grécia passa por uma crise fiscal, e cerca de C 20 bilhões de seus títulos soberanos vencem em maio e abril.

O mega investidor George Soros, que está em Davos, disse que pode valer a pena comprar bônus gregos.