Título: Minc comemora queda do desmatamento
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 03/06/2009, Brasil, p. 9

Ministro do Meio Ambiente afirma que Lula participará diretamente de uma ofensiva aos municípios campeões da destruição do bioma. Minc argumenta que redução do desmatamento é resultado de um conjunto de ações do governo O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comentou ontem os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento de 197 km² na Amazônia entre fevereiro e abril deste ano. Embora a cobertura de nuvens no período não tenha sido inferior a 77% no trimestre, o ministro comemorou a queda de 90% no desmatamento, com relação ao mesmo período do ano passado. O ministro admitiu que as nuvens explicam ¿em parte¿ a diminuição da destruição no bioma amazônico e que pode ter havido desmatamento sem que o satélite o tenha registrado. ¿A queda do desmatamento é acentuada. Uma parte é explicada pelo aumento da cobertura de nuvens da ordem de 15, 20, 30%, mas só que o desmatamento caiu 90%. Então há pelo menos 60% desse desmatamento, cuja explicação está aqui: é o trabalho conjunto do Ibama, da Polícia Federal, da Força Nacional e do corte de crédito aos desmatadores¿, argumentou.

Dos 197 km² desmatados entre fevereiro e abril deste ano, o Mato Grosso respondeu pela maior parte: 111,8 km² de floresta foram derrubados naquele estado. O segundo do ranking foi o Pará, com 50,9 km² desmatados, seguido por Roraima, 20,9 km². Minc disse que a meta do governo para este ano é ter a menor taxa de desmatamento dos últimos 20 anos. A expectativa é que o desflorestamento da Amazônia não ultrapasse os 9.000 km². No ano passado, o desmatamento foi superior a 11.000 km².

Presente à coletiva de imprensa sobre os dados do Inpe, o presidente do Ibama, Roberto Messias, afirmou que há, neste momento, 18 ações em curso na Amazônia, parte da operação Arco de Fogo. Entre abril e maio, foram lavrados 110 mil autos de infração, 1.200 m³ de madeira foram apreendidos e um total de R$ 3,7 milhões em multas foram efetuadas no período.

Minc disse que Lula participará pessoalmente de uma ofensiva nos 43 municípios campeões do desmatamento para levar crédito, alternativas de produção de baixo impacto ambiental e regularização fundiária a esses locais. ¿As operações levam muitas pessoas a perderem o emprego. Em alguns casos, essas operações levam a uma situação de drama social. A população não tem culpa de trabalhar naquilo há gerações. Você precisa ter um colchão de amortecimento social ¿ justificou.