Título: Em uma semana, agenda inclui dez compromissos em cinco cidades
Autor: Damé, Luiza ; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 29/01/2010, O Páis, p. 4

Em 2009, Lula passou 83 dias viajando pelo Brasil e 91 dias no exterior

BRASÍLIA. O presidente Lula começou o ano no dia 11, depois de alguns dias de férias que emendou com o Réveillon. De lá para cá já visitou 11 cidades. Foram muitas as vezes nesses 13 dias úteis que ele cumpriu compromissos em Brasília, de manhã, e à tarde já estava participando de eventos em outros estados ¿ alguns se tornaram palanques para a ministra Dilma Roussef (Casa Civil). Apenas esta semana, o presidente teve dez compromissos públicos em cinco cidades (São Paulo, Rio, Porto Alegre, Brasília e Recife).

O presidente cumpre o que prometeu desde o primeiro dia de seu governo, em 2002: que não ficaria preso em gabinete.

Em 2009, Lula passou 83 dias viajando pelo Brasil e ainda 91 dias no exterior (três meses), visitando 31 países. E quanto está em Brasília tem uma agenda diária de pelo menos 12 horas.

Nos três últimos dias, intensa atividade Os últimos três dias foram intensos.

No dia 25, segunda-feira, participou de cerimônia de aniversário de São Paulo; depois foi para o Rio de Janeiro, onde esteve na solenidade de entrega do prêmio Educador do Ano ao ministro Fernando Haddad, visitou o Espaço de Desenvolvimento Infantil Dra. Zilda Arns; e inaugurou obras do PAC na colônia Juliano Moreira. À noite, esteve no aniversário de Maria Amélia Buarque de Holanda.

No dia 26, Lula participou de duas cerimônias em Brasília e à tarde foi para o Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Voltou de madrugada a Brasília. Anteontem, em Recife, teve quatro compromissos. Depois jantou com o governador.

As viagens pelo Brasil exigem dele e de sua comitiva muita disposição, como a caravana que fez pelas obras do Rio São Francisco, nos dias 14, 15 e 16 de outubro, passando por Minas, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Ele tem agenda de tirar o fôlego de muitos, como a do dia 6 de novembro: Lula chegou a Brasília às 9h15m de Londres; às 15h estava numa grande solenidade de sanção do plano de carreira de policiais militares e bombeiros do Distrito Federal; e à noite seguiu para São Paulo para o Congresso do PCdoB.

O presidente é rigoroso com seu hábito de dormir durante os voos, principalmente os longos, a bordo do avião presidencial, o chamado Aerolula.

Desde 2003, quando assumiu, Lula passou 426 dias no exterior.

Já as viagens nacionais somaram 69 dias. Incluindo sábados e domingos, Lula ficou 136 dias longe de Brasília, o que corresponde a 46% de seu tempo.