Título: Médicos: estresse é a causa mais provável
Autor: Brígido, Carolina ; Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 29/01/2010, O País, p. 8

Especialista descarta cigarro, resfriado e dieta de Lula como motivos para pico de pressão

RIO e SÃO PAULO. O estresse é a maior causa de hipertensão para pessoas com quadro de pressão normal, caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirma o chefe do Departamento de Hipertensão do Hospital das Clínicas, Decio Mion Júnior. Ele descartou o cigarro, o resfriado e a dieta à base de proteínas como causas da crise sofrida pelo presidente em Recife, onde sua pressão atingiu 18 por 12.

Mion disse que excesso de sal na alimentação e álcool também só afetam pessoas que já tenham um quadro hipertensivo.

Mas, segundo o médico que acompanha o presidente, Cléber Ferreira, a pressão de Lula costuma ser de 12 por 8, considerada ideal.

¿ Se a pessoa acender um cigarro após o outro, pode sofrer uma elevação muito discreta da pressão, mas não uma crise aguda.

O cigarro leva ao enfarte, não é recomendável, mas não age diretamente sobre a pressão (sanguínea) ¿ afirma Mion.

Doutor em cardiologia da USP e fundador do Instituto Rio Coração, Flávio Cure também diz que a elevação da pressão do presidente pode ter ocorrido em momento de muito estresse, mesmo que ele não seja hipertenso.

¿ O fato de Lula estar com uma infecção respiratória não é motivo suficiente para desencadear o pico ¿ diz. ¿ Agora, ele terá que melhorar a alimentação, evitar o consumo de sal, praticar exercícios regularmente e parar de fumar. E ter acompanhamento médico especializado.

Não há prazo determinado para se recuperar dessa crise. Dependerá dos cuidados e da mudança de hábitos do paciente.

Autor do livro ¿A dieta do coração¿, o cardiologista do Incor Heno Lopes também diz que o estresse pode causar picos hipertensivos. Mas, nesses casos, a pressão volta ao normal rapidamente. Se continuar alta, é preciso investigar: ¿ O presidente já deve estar fazendo exames para saber se está sofrendo de hipertensão ou se foi apenas um pico de pressão alta. Em 24 horas, ele pode saber se é hipertenso, fazendo, em casa mesmo, o Mapa (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial).

Cerca de 30% dos brasileiros sofrem de hipertensão O Mapa é a colocação de um aparelho que mede a pressão, em intervalos de minutos, durante 24 horas, para que se chegue a uma média no final do período.

A pressão é medida inclusive durante o sono. Segundo Lopes, o problema pode atingir pacientes sem que eles percebam sintomas, até que ocorra uma crise hipertensiva.

¿ Hipertensão não começa de um dia para o outro, mas, às vezes, uma pessoa tem pressão alta faz tempo e não sabe. Por isso é importante fazer o Mapa.

Estima-se que pelo menos 30% da população brasileira adulta sofram de hipertensão arterial em algum grau ¿ igual ou acima de 14 por 9. A pressão alta é importante fator de risco para infarto, insuficiência cardíaca e renal, além de acidente vascular cerebral