Título: Exames médicos de Lula estão atrasados
Autor: Brígido, Carolina ; Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 29/01/2010, O País, p. 8

Presidente não fez check-up anual ano passado, segundo Ricardo Berzoini; hábito de fumar também preocupa

BRASÍLIA. Apesar da crise de hipertensão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem especial atenção com a sua saúde, segundo ministros e auxiliares; no entanto, relaxou no check-up médico, atropelado pelos compromissos agendados nos últimos tempos. Lula caminha diariamente e faz exercícios físicos na academia no Palácio do Planalto.

No segundo semestre de 2009, passou por uma dieta. Mas o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que Lula está com os exames atrasados.

¿ Ele está bem. (A crise de hipertensão) Foi motivada por estresse, um susto. Ele se cuida, faz exercícios. Não sei se estou cometendo uma inconfidência, mas o médico dele reclamou comigo que o presidente estava atrasado com os exames.

Deve estar levando bronca da dona Marisa e do médico ¿ disse Paulo Bernardo.

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), confirmou que Lula está com os exames em atraso: ¿ No ano passado ele não fez check-up, todo ano ele faz.

Cigarrilhas, um hábito antigo

Os médicos do presidente também estão preocupados com o hábito de fumar de Lula. O presidente sempre fumou, algumas vezes reduziu o consumo de cigarrilhas Café Crème (charuto curto popular na Europa), mas não consegue se livrar do vício.

Nos últimos dois dias, quando começou a se queixar de dor de garganta, abandonou a cigarrilha. Mas antes disso, estava fumando muito, segundo relato de políticos que passam horas com ele, como o governador do Rio, Sérgio Cabral.

Em permanente briga com a balança, desde dezembro Lula tem se gabado da sua forma física.

Depois de uma rigorosa dieta, suspensa no Natal, emagreceu de 10 a 15 quilos. Ele costuma exibir os efeitos do regime.

Mais de uma vez mostrou a ministros e auxiliares que reduziu dois furos no cinto, além de usar o terno da posse em 2003.

¿ O presidente caminha e faz exercícios diários. Tem uma boa saúde e cuida melhor dela do que qualquer um de nós.

Foi fruto de uma semana muito cansativa ¿ disse o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que é médico.

Temporão sugere férias de 30 dias

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou que o presidente tire férias de 30 dias. Temporão falou ontem de manhã com o médico particular de Lula, o cardiologista Roberto Kalil. Para Temporão, o episódio de hipertensão pode ter sido causado por excesso de trabalho.

¿ Acho que foi trabalho demais, o homem trabalha muito.

Seria importante para o presidente da República tirar férias de 30 dias. Mas ele é um trabalhador compulsivo. Para ele é muito difícil ¿ afirmou.

O cardiologista Adib Jatene concorda. O médico, que já foi ministro da Saúde nos governos de Fernando Collor de Mello e de Fernando Henrique Cardoso, acompanhou alguns exames de saúde de Lula no passado.

¿ O maior problema é que ele (Lula) tem uma vida estressante e um ritmo de atividade excessivo. Isso favorece problemas cardíacos ¿ disse Jatene.

Para Jatene, o episódio não deve ser grave. Ele frisou que Lula sempre teve boa saúde e costuma se cuidar.

¿ No passado, ele não tinha problema nenhum. Uma crise hipertensiva é normal. O presidente anda numa atividade muito intensa. Viaja muito, sempre sob muita tensão. Tudo isso pode ter influência.

Mas o estado de saúde dele é bom ¿ afirmou o médico.

Desde o primeiro governo, Lula já passou algumas vezes pelo hospital. Na posse de 2003, reclamava de bursite no ombro direito e passou por sessões de fisioterapia e acupuntura para se livrar da dor, que às vezes ainda o persegue. Também já se submeteu a duas pequenas cirurgias para retirada de terçol.

A primeira, em abril de 2004, no Hospital Geral de Brasília, e a segunda, na Clínica Oftalmológica de Brasília, em 2007.

Em fevereiro de 2005, o presidente se submeteu a uma cirurgia para retirada de pólipo nasal (carne esponjosa), que atrapalhava a sua respiração havia mais de dois anos. Lula foi operado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e ficou um dia internado, em observação.

Lula já apareceu para trabalhar com o pé imobilizado por causa de uma torção, ao escorregar no Alvorada. Às vezes, trabalha com o polegar imobilizado, devido a uma tendinite.

Em relação ao cigarro, auxiliares diretos do presidente notaram que, nos últimos seis meses, Lula tem se esforçado para reduzir o fumo, especialmente nas viagens. Com muitos eventos ao longo do dia, ele não tem tempo livre para as cigarrilhas. E não gosta de fumar nos quartos de hotéis nem em cerimônias públicas. Também evita fumar no avião presidencial, porque a garganta fica ressecada. Em reuniões fechadas e demoradas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está provisoriamente a Presidência, ou na Granja do Torto, costuma fumar