Título: Valente deve integrar conselho da Anatel
Autor: Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 29/01/2010, Economia, p. 24

BRASÍLIA. O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, deverá integrar o conselho consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele é apontado como o favorito na lista tríplice ¿ composta ainda pelos presidentes da Vivo, Roberto Lima, e da Claro, João Cox ¿ apresentada para o preenchimento de uma das duas vagas destinadas às teles no órgão.

É a primeira vez que executivos deste calibre se candidatam ao conselho (que não tem poder de voto e veto), numa demonstração de que querem influenciar de perto o trabalho da Anatel.

Na avaliação do mercado, a indicação de Valente representa o aumento de importância que o conselho vem ganhando nos últimos três anos. O objetivo das empresas em participar mais diretamente do colegiado, segundo fontes, seria o de ampliar os debates sobre as questões mais importantes de regulação, e defender as suas posições, uma vez que o Executivo já é bem representado e também o PT.

O conselho tem, entre outras funções, a de analisar e opinar sobre os planos de universalização e de outorgas aprovados pela direção da agência. Este ano, deve avaliar o Plano Geral de Metas de Universalização das empresas para os próximos cinco anos. Outro assunto será a massificação da banda larga. As teles já reagiram negativamente à minuta do decreto que prevê a recriação da Telebrás.

O ministro das Comunicações, Helio Costa, escolherá agora um nome e enviará ao presidente da República, que o nomeará