Título: Agenda até sexta prevê viagem a dois estados
Autor: Freire, Flávio ; Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 30/01/2010, O País, p. 9
Auxiliares tentam convencer presidente a reduzir ritmo
BRASÍLIA. Mesmo depois da crise hipertensiva, o presidente Lula não deverá reduzir o ritmo de trabalho, embora exista uma intenção de auxiliares próximos de racionalizar a sua agenda. A vigilância permanente da primeira-dama Marisa Letícia deve se intensificar. Na próxima semana, o presidente terá uma agenda ¿mais desidratada¿, como dizem seus auxiliares.
Alguns compromissos, inclusive fora de Brasília, foram adiados. Ainda assim, ele deve fazer viagens a pelo menos dois estados até sexta-feira.
Segundo auxiliares diretos de Lula, o resultado dos exames de hoje vai ditar o ritmo da sua agenda nos próximos dias, mas ninguém aposta numa mudança radical de comportamento.
O presidente já deixou claro que até abril ¿ prazo para desincompatibilização dos ministros que vão concorrer à eleição em outubro ¿ vai fazer o máximo possível de eventos públicos para expor a sua candidata, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Primeiro compromisso já está marcado para domingo O primeiro compromisso oficial de Lula depois da crise hipertensiva será a gravação do programa semanal de rádio ¿Café com o Presidente¿, domingo à tarde. Na segundafeira, participará da sessão de abertura dos trabalhos do Judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF). Depois receberá credenciais dos novos embaixadores de Cuba, Coreia do Sul, Panamá e Paquistão no Brasil.
E ainda no início da noite, Lula comandará a solenidade de comemoração do marco de 100 escolas técnicas federais inauguradas em 2009. Na cerimônia, estará acompanhado da ministra Dilma.
Na quarta e na sexta-feira, o presidente estará viajando pelo país. Primeiro, irá ao Rio de Janeiro, onde visitará o túnel de passagem do gasoduto entre os municípios de Cachoeiras do Macacu e Silva Jardim. Depois, participará da inauguração do gasoduto de Duque de Caxias. À tarde, volta para Brasília. A agenda de quarta-feira foi enxugada: inicialmente estava prevista uma viagem a São Paulo, com eventos em Paraisópolis (rádios comunitárias) e São Bernardo do Campo (Territórios da Paz).
Lula encerrará a semana no Rio Grande do Sul, acompanhado de Dilma Rousseff. O presidente deverá inaugurar unidades habitacionais em São Leopoldo e o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada, em Porto Alegre, na sexta-feira.
Terça e quinta-feira, Lula ficará em Brasília em compromissos mais internos, como audiências com ministros, empresários do setor de aço e de comunicação, além de pilotos da Fórmula Indy