Título: Lula passa hoje por exames e volta a Brasília
Autor: Freire, Flávio ; Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 30/01/2010, O País, p. 9

Dilma diz que presidente "não é uma pessoa doente" e não parou quieto depois de ter recebido o diagnóstico

SÃO BERNARDO DO CAMPO e JACUTINGA (MG). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se recupera de uma crise de hipertensão, deverá voltar hoje mesmo para Brasília, depois de passar por um check-up completo no Instituto do Coração (Incor) da Universidade de São Paulo. O procedimento, marcado para as 8h, deve durar três horas e será comandado pelo médico particular do presidente, o cardiologista Roberto Kalil Filho.

O Incor informou que a presença de Lula não deve alterar a rotina do hospital. O checkup será realizado em uma ala que, aos sábados, só é aberta a pacientes já internados no próprio Incor.

Na tarde de ontem, Lula voltou a ser examinado pelo médico da Presidência, coronel Cléber Ferreira, em sua residência em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde descansa desde a tarde de quinta-feira, depois de passar a madrugada em um hospital de Recife. Segundo o médico, a pressão do presidente é normal (11 por 7) e, desde quinta, ele deixou de tomar remédios para controlar a pressão e está fazendo uma ¿alimentação leve e caseira¿.

Assessor de Obama liga para saber sobre saúde de Lula Lula é acompanhado pela primeira-dama, Marisa Letícia, e pelos filhos Fábio, Sandro, Marcos e Luiz Cláudio. O assessor de Segurança Nacional do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou ontem para o assessor de Assuntos Internacionais do governo brasileiro para saber informações sobre Lula. Jim Jones foi instruído a telefonar para Marco Aurélio Garcia a pedido de Obama, que, segundo o general americano, estaria preocupado com a saúde do presidente.

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou ontem que o presidente Lula estava fragilizado por uma gripe. Dilma disse que Lula tem uma saúde tão boa que pode ficar sem as caminhadas diárias.

¿ O presidente não é uma pessoa doente. Ele pode ficar até sem caminhar, mesmo com essa agenda toda que tem, que a pressão dele é de 11 por 7. Melhor que a minha ¿ brincou a ministra, durante inauguração de um gasoduto da Petrobras em Jacutinga, Minas Gerais.

A ministra lembrou que Lula não parou um minuto sequer depois do diagnóstico: ¿ Ele não quis saber de ficar sentado. Logo ele estava tirando foto com as enfermeiras.

O presidente recebeu, durante a tarde, visita de um amigo de mais de 40 anos. Juno Rodrigues Silva, dono de restaurante, disse que encontrou Lula de camisetão, assistindo a um jogo da Copa de 1978. Os dois falaram sobre o clássico de domingo entre Palmeiras e Corinthians, pelo Campeonato Paulista.

Segundo Silva, o presidente está aparentemente muito bem.

Lula não se queixou de nada durante a conversa e ainda brincou que os dois iriam fazer uma visita a uma fábrica às 4h, como nos tempos do sindicato. O amigo acha que o presidente tem mantido o ritmo daquela época, quando acordava às 4h e só ia dormir por volta da 1h