Título: Risco da melhora
Autor: Alvarez,Regina
Fonte: O Globo, 30/01/2010, Economia, p. 22

O título desta coluna é inspirado em um capítulo do livro ¿Reforma da Previdência¿, do economista Fábio Giambiagi, de 2006, porque o tema continua muito atual. O autor, que acompanha o assunto com olhar de especialista, observa que em 2009 se repetiu o que já ocorrera em 2008: houve redução do número de auxílios-doença concedidos pelo INSS, atenuando a expansão do total de benefícios previdenciários

A redução do auxíliodoença é positiva. Decorre do trabalho da fiscalização do Ministério da Previdência no combate às fraudes, que vem obtendo ótimos resultados. Na primeira metade da década, o número de beneficiados triplicou, passando de 492 mil para 1,49 milhão. A proliferação das irregularidades ganhava contornos alarmantes quando o governo começou a combatêlas, em 2005, na gestão de Nelson Machado no Ministério da Previdência. De lá para cá, o número desses benefícios tem caído ano após ano.

Pelo segundo ano consecutivo, a Previdência se beneficia do combate às irregularidades no âmbito do auxílio-doença para atenuar o ritmo de crescimento dos benefícios. Funciona como uma espécie de ¿amortecedor temporário¿, explica Giambiagi.

Em 2008, o número de benefícios previdenciários, excluindo o auxíliodoença, aumentou 3,7%.

E, em 2009, o crescimento foi de 4%.

Entretanto, como a média anual de auxílios-doença caiu 13,4% em 2008, e 7,4%, em 2009, no final das contas, o crescimento total dos benefícios caiu para 2,7% em 2008 e 3,3% em 2009, respectivamente.

¿ Era esperado ¿ diz Giambiagi.

O economista conta que quando publicou o livro ¿Reforma da Previdência¿, em 2006, um dos capítulos já destacava a possibilidade de que o êxito do governo no ataque às irregularidades flagrantes que ocorriam com o auxíliodoença causasse a impressão de que o problema previdenciário estava diminuindo.

Não é isso o que está acontecendo. E quando o número de auxílios-doença parar de encolher o problema vai aparecer com mais clareza.

¿ Em algum momento esse processo será concluído e então a dinâmica do gasto do INSS voltará a ser dada pelo que acontece com o número de aposentados e pensionistas ¿ diz.

Essa tendência já aparece nos balanços do INSS.

¿ Quem abre os dados observa que a taxa de crescimento do número de aposentados por tempo de contribuição aumentou pelo terceiro ano consecutivo, o que é preocupante ¿ destaca o especialista.

Yes, we can

A Boeing está mais confiante em suas chances de vencer a licitação dos caças depois da visita do ministro da Defesa, Nelson Jobim, à Israel. A lógica é a seguinte: Jobim visitou a empresa IAI (Israel Aerospace Industries), que produz peças do caça F-15, da Boeing, usado por aquele país. Para tentar vencer a disputa com a francesa Dassault (dos caças Rafale) e a sueca SAAB (dos jatos Grippen), a empresa norte-americana ofereceu ao Brasil um modelo de parceria e transferência tecnológica que inclui participação de 50 técnicos da Embraer no desenvolvimento da nova geração dos Super Hornets. O pessoal da Boing acha que o exemplo de parceira com a empresa israelense é tentador e pode contar pontos na decisão do governo brasileiro.

Comércio na rede

A internet está consolidada como ferramenta indispensável às grandes redes de varejo na busca por clientes, como mostram os resultados dessa ofensiva, que está sendo monitorada.

A consultoria Imagem Corporativa mediu a avaliação em blogs, twitter e Orkut e constatou que a Rede Ricardo Eletro foi a mais bem avaliada pelos internautas em dezembro, com 70% de comentários positivos. Em seguida, aparecem Magazine Luiza (68%), Ponto Frio (66%), e Lojas Americanas (46%). Pesou a favor da Ricardo Eletro ter patrocinado times de futebol, diz a pesquisa. A rede Casas Bahia, que aparece em quarto lugar (60%) no ranking geral, é a campeã de comunidades no Orkut. São 733 dedicadas à rede, entre positivas e negativas.

Das redes monitoradas, Ricardo Eletro e Magazine Luiza são as que disponibilizam em seus sites o maior número de links para acesso às redes sociais. A cadeia de lojas de Luiza Trajano também possui blog com podcasts e apresentação virtual de produtos. Quase todas possuem link para o canal corporativo no twitter.

Política na rede

O uso da internet também é peça-chave nas eleições deste ano. Como o número de internautas no país dobrou de 2006 para cá ¿de 35 milhões para 70 milhões ¿ crescem as discussões para saber que impacto essa ferramenta terá sobre o voto dos eleitores.

Este é o principal tema do painel ¿Blogs, mídias sociais e política¿ da Campus Party, evento que discutirá inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico, neste sábado, em São Paulo. ¿Embora ninguém ache que a rede seja capaz de decidir a eleição, está crescendo a capacidade da ferramenta de influenciar o voto dos eleitores. O twitter, por exemplo, colocou os eleitores mais perto de seus candidatos e tem funcionado como um instrumento forte de boca a boca¿, afirma o diretor de criação da Talk Interactive, Moriael Paiva, que participará do evento.

COM ALVARO GRIBEL