Título: Em Lula, inspiração para apelo popular
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 31/01/2010, O País, p. 3

BRASÍLIA. Agora que a ministra Dilma Rousseff começa a crescer nas pesquisas, passando dos 20% de intenções de votos, será reforçada e aperfeiçoada a segunda fase da estratégia política do PT e do presidente Lula: mudar a imagem de ministra durona e técnica e dar a ela uma linguagem mais política e popular.

Pesquisas qualitativas internas mostram que Dilma precisa simplificar mais o seu vocabulário para conseguir uma comunicação direta com a população.

Por isso a ministra tem se inspirado cada vez mais nas atitudes e falas de Lula. A mudança de comportamento é apontada como fundamental para ultrapassar a nova meta: atingir a faixa dos 30% até o fim de março.

¿ O público começa a ver como a ministra Dilma é no dia a dia. Em reunião informal, ela é descontraída e costuma fazer brincadeiras. O povo está conhecendo a ministra como de fato ela é, e não a Dilma técnica do ¿power point¿ ¿ diz o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

A mudança já é sentida no meio político e por Lula, para quem ela está ¿muito palanqueira¿.

Na sexta-feira, Dilma participou de um programa de auditório, na Rede TV!.

Mas a definição de estratégia de Dilma não tem sido tão pacífica.

Ela resistia a ser controlada por marqueteiros, o que causou pequenos atritos com o publicitário João Santana, já superados.

Alguns petistas ainda tentam substituir Santana por Duda Mendonça, que comandou a campanha de Lula em 2002, e que caiu em desgraça com o mensalão. Duda contou com lobby do ex-ministro José Dirceu.

Mas o próprio Lula descartou a mudança. (Gerson Camarotti e Luiza Damé)