Título: Cardiologista recomenda descanso e atividade física
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 31/01/2010, O País, p. 4

Kalil Filho diz que exames tiveram resultados normais e que não falou sobre fumo com Lula

SÃO PAULO. O cardiologista Roberto Kalil Filho disse ontem que o presidente Lula pode voltar às atividades normais, mas precisará descansar e dormir mais depois da crise de hipertensão.

Segundo Kalil, médico particular do presidente há 20 anos, os resultados dos exames feitos no Incor não acusaram problemas. Kalil afirmou que o pico hipertensivo foi isolado e que o presidente não precisará fazer tratamento específico.

¿ Os resultados já saíram e estão dentro da normalidade. O presidente é uma pessoa saudável.

Ele teve esse pico hipertensivo provavelmente por estafa.

O médico informou que Lula faz controle da dieta e que o mais importante é que volte às atividades físicas diárias. O médico disse que não conversou com o presidente sobre cigarros ¿ Lula voltou a fumar muito ¿ e não quis comentar sobre uma possível recomendação para que ele deixasse de beber. Segundo o cardiologista, Lula não é hipertenso, mas tem histórico familiar do problema, já que seus irmãos têm alteração de pressão.

¿ A recomendação é que ele descanse um pouco mais, durma um pouco mais e retome as atividades físicas.

Lula fez exames laboratoriais, ecocardiograma, ultrassonografia de abdome total e tomografias de crânio, carótida, tórax, coronária, abdome e vascular, além de avaliação urológica. Sobre a internação, explicou: ¿ O controle da pressão no hospital de Recife foi rápido. O presidente fez exames e depois foi dispensado. Descansou, e agora completamos a investigação diagnóstica e a avaliação clínica, que estava proposta desde o ano passado e estava sendo postergada ¿ disse