Título: Após check-up, Lula afirma que está bem e promete continuar viajando
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 31/01/2010, O País, p. 4
Presidente diz que foi surpreendido por crise e que mede pressão "todo santo dia"
SÃO PAULO. Depois de quase três horas de exames para um check-up geral após a crise hipertensiva de quarta para quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ontem o Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, dizendo que está se sentindo bem e que continuará viajando.
¿ Vou continuar viajando, porque graças a Deus estou com minha saúde perfeita, pelo menos os exames até agora foram perfeitos ¿ afirmou aos jornalistas, na saída do hospital.
O presidente submeteu-se uma bateria de exames médicos.
O check-up fora recomendado por seu médico particular, o cardiologista Roberto Kalil Filho, depois da crise de hipertensão.
Vestindo um agasalho do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o presidente disse que foi surpreendido pelo aumento súbito de sua pressão arterial, que chegou a 18 por 12: ¿ Eu sou um homem que mede a pressão todo santo dia.
Todo santo dia levanto às 6h da manhã e, às 7h, meço minha pressão. Minha pressão é 11 por 7, é 12 por 7. Quando ela está muito alta é 13 por 8, quando está baixa, está 10 por 6.
Lula prometeu cuidar melhor da dieta e das atividades físicas que pratica. E reconheceu que sua agenda tem andado muito puxada. Sobre as viagens pelo Brasil e as recomendações médicas para reduzir o ritmo de trabalho, afirmou: ¿ Nós vamos ter que encontrar um jeito. O problema é que nós temos que continuar viajando pelo Brasil, nós temos muita coisa para fazer este ano. É o último ano, e a gente não pode deixar a peteca cair, porque, se a gente esmorece, todo mundo esmorece. Então é preciso continuar fazendo as coisas acontecerem no Brasil ¿ disse.
O presidente reafirmou que precisa continuar cobrando resultados da sua equipe.
¿ Quem engorda o porco é o olho do dono. Então, se o presidente não ficar em cima, não ficar cobrando, não ficar viajando, as coisas são mais difíceis.
Eu sei como é que funciona depois de sete anos ¿ justificou.
¿Por mim, tomaria um remediozinho¿
Questionado sobre o que teria provocado a crise de hipertensão que o levou ao hospital em Recife, na quarta-feira, o presidente discorreu sobre sua agenda.
¿ Por excesso de cansaço, de horas acordadas. Na segundafeira, cheguei (a Brasília) às 2h da manhã do Rio. Na terçafeira, cheguei 2h de Porto Alegre e fui dormir às 3h. Tive que viajar para Recife. Então acho que chega uma hora que, por mais bem preparado que esteja o cidadão, se ele exagera nas horas de trabalho com poucas horas de descanso, ele vai sentir.
Eu acho que foi isso ¿ disse, completando: ¿ Mas parece que os exames estão perfeitos.
Questionado se ficou assustado, respondeu: ¿ Assustado, não. Preocupado.
Eu acho que mais assustado ficou o meu médico. Por mim, eu tomaria um remediozinho e embarcaria para Davos.
Mas aí a responsabilidade é do médico. É muito delicado, e eu fui parar no hospital.
O presidente chegou ao Incor, da Universidade de São Paulo, num helicóptero por volta das 8h de ontem. Fez sete exames: eletrocardiograma, tomografia das artérias cardíacas, ultrassom do abdômen e da próstata, teste de função pulmonar e exames de sangue e urina. O procedimento foi coordenado por Kalil Filho.
A primeira-dama Marisa Letícia também passou por um checkup completo e fez uma avaliação ortopédica. Segundo Kalil, os resultados de seus exames também foram satisfatórios.
Depois de uma gripe mal curada e de uma agenda pesada, Lula passou mal em Recife na madrugada de quarta para quintafeira. A ida ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, onde receberia o prêmio Estadista Global, teve de ser cancelada. O presidente já estava a bordo do avião que o levaria à Suíça quando foi aconselhado pelo médico da Presidência, Cléber Ferreira, a suspender a viagem. Ele foi internado às pressas no Hospital Real Português, em Recife.
Medicado, o presidente deixou a unidade na manhã de quinta-feira. Por recomendação médica, de lá seguiu direto para o seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde permaneceu em repouso até ontem. Como não havia feito seu checkup de rotina em 2009, os médicos recomendaram que o fizesse agora.
Depois dos exames, Lula embarcou para Brasília. Fica de repouso hoje ainda, voltando ao trabalho amanhã. O presidente tem pelo menos duas viagens previstas esta semana: para o Rio, quarta, e para Porto Alegre, sexta-feira