Título: Enem: MEC recebeu 13 mil queixas sobre novo sistema
Autor: Nobrega, Camila ; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 31/01/2010, O País, p. 10

Até ontem, cerca de 180 mil inscrições haviam sido feitas

BRASÍLIA e RIO. Apesar das dificuldades encontradas ainda ontem por estudantes para acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), mais de 180 mil inscrições foram realizadas até as 20h. São candidatos que fizeram o Enem e disputam as 47.913 vagas em 51 instituições de ensino superior, usando a nota do exame. Mas houve muitos estudantes que não conseguiram acesso ao sistema.

Devido ao problema, o MEC poderá prolongar o prazo final das inscrições, inicialmente previsto para o dia 3, segundo informou ao ¿Jornal Nacional¿ o secretário-executivo do ministério, Henrique Paim.

Até ontem, foram feitas 13 mil ligações para o telefone 0800 616161, que recebe reclamações e pedidos de informação sobre as inscrições. De acordo com a assessoria do MEC, dez mil delas sexta-feira, quando uma falha no sistema obrigou o ministério a trocar o equipamento de sua rede interna, e três mil ontem.

No site do GLOBO, até as 18h, mais de cem leitores haviam relatado problemas de acesso ao Sisu. Moradora de Manaus, a leitora Viviane Rocha acordou às 4h, devido à diferença de fuso horário, para acessar o sistema desde o primeiro horário, marcado para as 6h: ¿Passei o dia todo tentando, mas o sistema está dando erro e pedindo para tentar novamente.

Vou ficar aqui, pois preciso conseguir fazer minha inscrição de qualquer jeito¿.

MEC afirma que sistema foi normalizado às 9h30m Rogerio Silveira também contou no site do GLOBO que estava tentando fazer inscrição desde sexta, mas ontem ainda teve dificuldades de acesso. O leitor criticou o modelo do sistema: ¿Se sabiam que não era uma coisa pequena, que é nacional, deveriam ter preparado o site para isso¿, reclamou Rogério.

No entanto, de acordo com a assessoria do MEC, ontem, segundo dia de funcionamento do sistema, foram registradas 135 mil inscrições O ministério afirmou que, até as 9h30m de ontem, o acesso à página enfrentou dificuldades, por causa de ajustes no equipamento.

Mas o funcionamento teria sido normalizado em seguida.

As inscrições poderão ser feitas até dia 3, pela internet, das 6h às 23h59m. Esta é a primeira rodada de inscrições, e o processo será repetido duas vezes. Segundo o MEC, o Sisu tem capacidade para suportar até 200 mil acessos simultâneos.

O Enem teve 2,6 milhões de participantes.

Entre as instituições que aceitaram a nota do exame na seleção, há 23 universidades federais, 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, a Universidade do Norte Fluminense (estadual) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. Para fazer a inscrição, o candidato escolhe o curso e a instituição que deseja e vê qual a nota mínima, até aquele momento, para conseguir a vaga.

Pode-se optar por outro curso ou instituição, em que haja chance de aprovação