Título: Tony Blair dará consultoria para a Rio 2016
Autor: Bottari, Elenilce
Fonte: O Globo, 31/01/2010, Rio, p. 19

Governador anuncia a contratação e diz que buscará recursos junto ao setor privado para pagar assessoria

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair dará consultoria para a Rio 2016. O anúncio foi feito ontem pelo governador Sérgio Cabral, em Londres. O governador está participando do Comitê Rio 2016, que faz visita oficial aos organizadores dos Jogos Olímpicos de 2012.

Anteontem, atropelando o prefeito Eduardo Paes, anfitrião das Olimpíadas no Rio, Cabral já tinha anunciado que o Palácio Gustavo Capanema, no Centro, será o quartel-general do Comitê Organizador Rio 2016 e da Autoridade Pública Olímpica.

Cabral anunciou ainda que pedirá a empresas que paguem pelo trabalho de Tony Blair. A ideia é que o ex-primeiroministro britânico inicie as suas atividades em maio: ¿ Tony Blair é, sem dúvida, o grande responsável pela vitória e pela preparação de Londres para sediar as Olimpíadas de 2012. E, se Londres chega a 2010 com as obras em dia, é porque durante dois anos, de 2005 a 2007, se preparou com planejamento e projetos para começar as obras. E esse período foi o de Blair ainda como primeiro-ministro. Portanto, a contratação dele é a grande ponte Londres-Rio. A passagem da tocha que acontecerá em 2012 se antecipou com a contratação de Blair. Essa conexão Londres 2012 e Rio 2016 é muito importante ¿ afirmou Cabral, que presenteou Blair com uma camisa da seleção brasileira personalizada.

Ao lado do ministro do Esporte, Orlando Silva, do presidente do Comitê Organizador da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e da secretária de Esportes, Turismo e Lazer, Márcia Lins, Cabral afirmou que o estado não entrará com recursos para bancar a consultoria: ¿ Antes de vir para o encontro, iniciei contatos com empresas e tenho certeza de que elas não nos faltarão, como não faltaram na campanha para o Rio ser a sede olímpica. Agora, farei um chamamento geral ao setor privado para contratar Blair. Em maio, ele já deve dar uma palestra no Rio e assinar o contrato ¿ disse Cabral, acrescentando que ainda não há valor determinado para os serviços de Blair.

Procurado para comentar o assunto, o prefeito Eduardo Paes não foi localizado