Título: No Sul, remoção de vila com sete mil
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 03/01/2010, Economia, p. 30

PORTO ALEGRE e RECIFE. A remoção de uma vila popular vizinha ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, é decisiva para a melhoria do aeroporto, uma das exigências da Fifa para a capital gaúcha ser uma das sedes da Copa de 2014.

A transferência da Vila Dique, um aglomerado de casebres de 1.476 famílias, permitirá que a pista do aeroporto, de 2.280 metros, seja aumentada em 920 metros e opere com aviões maiores. A obra é orçada em R$ 122 milhões.

O vice-prefeito de Porto Alegre e secretário extraordinário da Copa, José Fortunati, ressalta que o alongamento da pista é esperado pela Fifa. Já o superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina, diz que a obra sairia mesmo sem a Copa, mas admite que a escolha do Brasil como sede forçou a execução do projeto.

Enquanto a obra aguarda a remoção de mais de 7.000 pessoas da vila, a pista do aeroporto está sendo alargada e recapeada.

Outra melhoria prometida é a construção de novo terminal de cargas, orçado em R$ 128 milhões e em concorrência internacional.

Já o terminal de passageiros será ampliado em 50% em 2013, prevê Herdina. Hoje, faltam vagas no estacionamento e espera-se a construção de edifíciogaragem com 4 mil vagas.

Em Recife, o Aeroporto Internacional dos Guararapes pode atender 8 milhões de viajantes ao ano, mas vai encerrar 2009 só com 5 milhões. Mas a demanda vem crescendo muito, indicando a necessidade de ampliação para evitar estrangulamento. Só este ano, o movimento de passageiros cresceu 11,49%.

O superintendente do aeroporto, Wellington Santos, diz que a folga garante um ¿nível excelente de conforto para os usuários¿.

Para o presidente local da Associação Brasileira de Agentes de Viagens, Jorge Sales, o aeroporto só tem dois defeitos: ¿ Os elevadores são pequenos demais, só comportam duas pessoas com carrinho de bagagem.

E o prédio-garagem tem rampas apertadas.

Inaugurado em 2006 por Lula, o aeroporto ainda não foi concluído.

Segundo o Sindicato de Aeroviários, ele deveria ter 11 fingers mas só cinco funcionam.

Santos nega. O atraso ocorreu devido ¿à contestação do resultado de licitação na Justiça¿.