Título: Governo dá preferência a doações em dinheiro
Autor:
Fonte: O Globo, 16/01/2010, O Mundo, p. 29

BRASÍLIA e RIO. O governo brasileiro está desencorajando doações de alimentos e mantimentos para as vítimas do terremoto do Haiti, pois ainda não há estrutura naquele país para armazenar e distribuir as doações. A informação é da Defesa Civil Nacional, que sugere doações em dinheiro. A embaixada do Haiti abriu uma conta para receber recursos.

A ONG Viva Rio, por sua vez, está recebendo doações de medicamentos novos, alimentos não perecíveis e materiais de primeiros socorros para enviar a Porto Príncipe. As doações devem ser entregues na sede do Viva Rio (Rua do Russel, 76, Glória, Rio de Janeiro), entre 9h e 18h. O Viva Rio está organizando um esquema de plantão e receberá as doações durante todo o fim de semana. O transporte será feito por navio até a capital da República Dominicana, Santo Domingo, de onde irá por via terrestre até Porto Príncipe, com a ajuda da Noruega.

Mas o Viva Rio também informa que a melhor maneira de ajudar continua sendo através de depósito bancário. A conta é no Banco do Brasil, agência 1769-8 e conta corrente 5113-6, em nome de Viva Rio Doações, CNPJ 00343941/0001-28. As doações de alimentos e medicamentos devem, preferencialmente, ser feitas em grandes quantidades e já embaladas.

Para a secretária de Defesa Civil, Ivone Valente, a arrecadação de insumos agora atrapalha.

- A gente pede que a população tenha paciência para aguardar o momento oportuno para fazer doações. Ainda não é a hora para campanhas de doação. Qualquer iniciativa agora atrapalha mais que ajuda.

A conta bancária da Embaixada da República do Haiti para doações também é no Banco do Brasil, agência 1606-3, conta corrente: 91000-7 e o CNPJ da embaixada é: 04.170.237/0001-71.

Por enquanto, as defesas civis dos estados também estão levantando a ajuda disponível para o Haiti.