Título: Lançamento de pedra fundamental de refinaria vira palanque para Dilma
Autor: Garrone, Raimundo
Fonte: O Globo, 16/01/2010, O País, p. 8

No Maranhão, ao lado de Lula, ministra discursa e recebe elogio

BACABEIRA (MA). A visita do presidente Lula ao Maranhão para lançar a pedra fundamental da refinaria da Petrobras em Bacabeira, a 50 km de São Luís, se transformou em uma festa com tom de palanque eleitoral. A ministra Dilma Rousseff, pré-candidata de Lula ao Planalto, o acompanhou. O presidente, empolgado, prometeu inaugurar em dois anos 1.900 km da ferrovia Transnordestina. O governo dele acaba este ano.

Além da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o presidente do Senado, José Sarney, e os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), deputados federais e prefeitos da região participaram do evento.

Horas antes, o presidente aproveitou a entrevista exclusiva à TV Mirante, de propriedade da família Sarney, para avisar que vai continuar investindo no Bolsa Família e atacar os críticos de seu programa social, classificando-os de elite preconceituosa e hipócrita.

- Chega um rico no balcão do BNDES ou do Banco do Brasil para pedir R$1 bilhão, as pessoas falam: "É investimento". Aí, você pega R$100 e dá para o povo comprar pão para levar para casa, esse mesmo que diz que é investimento para o rico fala: "Isso é esmola. Isso está ajudando a vagabundagem". Então, como eu aprendi a vencer os preconceitos na minha vida, nós vamos continuar priorizando a política para o povo pobre deste país que tem direito de construir a cidadania ? avisou.

Dilma, aplaudida pelas centenas de pessoas que compareceram ao evento, disse que estava muito emocionada ao lançar a pedra fundamental de uma refinaria que iria produzir 600 mil barris por dia no Maranhão, porque estava abrindo caminho para transformar o Brasil, eliminando as diferenças regionais que existem no Brasil e que prejudicam o Nordeste.

- Estamos mudando o jogo da concentração de renda. E o Lula é que é, de fato, o cara ? disse a ministra para delírio da platéia.

Sarney, chamado de rei pelo público, elogia Dilma

O presidente do Senado José Sarney levantou a bola da ministra, em um discurso intercalado pelo coro, "rei, rei, rei, Sarney é o nosso rei".

- A Dilma é a cara do cara. Ela tem sido competente e tem mostrado a ascensão da mulher brasileira, tem trabalho prestado, e vai prestar muito mais - disse.

Ao final da cerimônia, Dilma, Lula, Roseana e Lobão subiram em uma escavadeira para fazer fotos e também poses ao lado de vários prefeitos, vereadores e deputados.