Título: Pimentel: impasse em MG beneficia Hélio Costa
Autor: Lima, Maria; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 16/01/2010, O País, p. 4

Ex-prefeito teme que Planalto decida "por cima" nome ao governo

BELO HORIZONTE. O impasse no PT de Minas para a escolha de um concorrente ao Palácio da Liberdade beneficiará o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), na briga para ser o candidato da base aliada no estado. A avaliação é do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, que trabalha por uma definição ainda este mês. Depois de viagem a Brasília em que conversou com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e dirigentes da legenda, ele voltou ciente de que, se não houver consenso com o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), com quem disputa a indicação do partido, o presidente Lula e o comando do PT vão decidir em favor do peemedebista.

- Ao longo do mês de janeiro, precisamos de um acordo. Se não chegarmos a uma decisão, o Palácio (do Planalto) e o PT nacional chegam a ela por cima. E, se tiverem de agir aqui, diz a lógica que vão agir para afastar os dois do PT - afirma o ex-prefeito, que pressiona para que o rival interno desista da ideia de prévias e lhe ceda lugar.

Patrus defende a consulta às bases partidárias como mecanismo de escolha, confiante no apoio da militância. Para Pimentel, a demora para uma solução desgasta o partido e prejudicaria a negociação com legendas que poderiam aderir a uma aliança com os petistas.

- Nenhuma liderança nacional concorda com essa coisa de prévias. O Patrus está isolado - argumenta.

O ex-prefeito quer ser ungido como candidato até o congresso que lançará oficialmente a candidatura de Dilma.