Título: Brasileiro é o 3º em ranking de confiança
Autor: Almeida, Cássia; D¿Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 19/01/2010, Economia, p. 17

O Brasil ficou na terceira posição entre 29 países que fizeram parte de uma pesquisa do Instituto Nielsen em dezembro, como os que apresentaram maior índice de confiança do consumidor em itens como mercado de trabalho, finanças pessoais e disponibilidade de gastos. Em primeiro lugar ficou a Indonésia e, em seguida, a Índia. A pesquisa, feita pela Nielsen nos Estados Unidos, colheu informações de 17,5 mil usuários de internet em dezembro e, segundo José Reinaldo Riscal, gerente de desenvolvimento de negócios da Nielsen Brasil , mostra que o mundo, em geral, está mais otimista.

¿ Há uma percepção, com base na pesquisa, de que a economia está emergindo da recessão. O ranking é determinado pela pontuação dos países ao responder a vários quesitos. No caso do Brasil, que ficou com 110 pontos em dezembro, a evolução dos índices de confiança foi expressiva. No primeiro trimestre de 2009, o ranking apontava o país com 88 pontos ¿ diz Riscal.

No levantamento, os internautas responderam onde usariam o dinheiro que sobra depois do pagamento de despesas essenciais. Outro item questionava se o internauta estava disposto a economizar dinheiro.

Os dados mostram também que 64% dos entrevistados no Brasil não enxergam mais a recessão no país. Nos EUA, apenas 10%.

¿ O Brasil se destaca, se comparado a outros países da América Latina e Estados Unidos, nos gastos como férias, diversão fora de casa, compra de produtos tecnológicos como TV de LCD e plasma e melhoria da casa. Outro ponto importante se refere a perspectivas de emprego. No Brasil 66% acreditam que são boas ou excelentes e nos EUA, apenas 25%. (Erica Ribeiro)