Título: Projeto prevê urbanizar todas as favelas
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 19/01/2010, Rio, p. 10
Durante o encontro com integrantes do COI, na Barra da Tijuca, ontem, o prefeito Eduardo Paes teria falado sobre um projeto ambicioso que depende de recursos da União. A prefeitura estima precisar de R$ 4 bilhões para transformar todas as favelas em bairro até 2016. Paes negou ter tratado do assunto, mas a informação foi confirmada ao GLOBO por duas fontes que estavam na reunião.
Segundo essas duas pessoas, a proposta de urbanizar todas as favelas da cidade seria apresentada juntamente com o plano, anunciado há duas semanas, de remover 119 favelas e 12.196 imóveis localizados em áreas de risco até 2012. Ainda de acordo com as fontes, no entanto, Paes prefere não divulgar o programa, por não ter certeza de que contará com os recursos.
As obras nas favelas fariam parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja anunciar antes do início da campanha eleitoral.
Lula e Paes, inclusive, teriam tratado do assunto semana passada, durante uma viagem do prefeito a Brasília, onde o presidente lançou o PAC da Mobilidade, para melhoria do setor de transportes para a Copa de 2014. No encontro, Paes confirmou a ajuda federal para a Transcarioca.
¿ O plano de urbanizar todas as favelas surgiu durante uma visita de Paes, no fim do ano passado, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, num encontro ao qual estiveram presentes outros prefeitos de cidades que organizaram as Olimpíadas. A avaliação de Rogge é que, se a prefeitura conseguisse urbanizar todas as suas favelas, o legado social dos Jogos de 2016 seria superior ao de qualquer outra cidade ¿ contou uma das fontes.