Título: Bolsa e dólar invertem movimento
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 05/06/2009, Economia, p. 14

A forte correção (queda por meio de venda de ações) de quarta-feira abriu espaço para a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) retomar a trajetória de alta ontem, garantida pelos indicadores que deram fôlego às bolsas norte-americanas. O Ministério do Trabalho dos Estados Unidos informou uma queda de 4 mil nos pedidos iniciais de auxílio-desemprego, ante 3 mil previstos, e, melhor do que isso, o total de pessoas que recebiam auxílio-desemprego caiu 15 mil, para 6,735 milhões ¿ o primeiro declínio desde 3 de janeiro. Ou seja, os dados do mercado de trabalho começam a esboçar alguma reação, mas ainda são frágeis.

Também agradou aos investidores a produtividade da mão de obra no primeiro trimestre, que foi revisada de +0,8% para +1,6%, acima das previsões de +1,2%. Diante disso, a Bovespa subiu 2,64%, acumulando alta de 0,5% este mês e de 42,38% em 2009. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, terminou em alta de 0,86%.

O dólar foi reconduzido à trajetória de queda, após rápida realização de lucros, que amparou alta de pouco mais de 2% na quarta-feira. Ontem, a moeda no mercado à vista caiu 1,07%, para R$ 1,94. Neste mês, a perda acumulada é de 1,42% e, no ano, de 16,83%. A retomada do recuo na sessão acompanhou em parte a desvalorização externa da moeda norte-americana em meio à migração de investidores para os segmentos de commodities e ações.