Título: Ilha Grande fica sem luz, água e telefone
Autor: Candida, Simone; Borges, Waleska
Fonte: O Globo, 02/01/2010, Rio, p. 10

Sem comunicação, muitos moradores da ilha não sabiam da tragédia a poucos quilômetros

O primeiro dia do ano na Vila do Abraão, a maior concentração urbana da Ilha Grande, foi em meio ao caos. Sem luz desde as 10h do dia 31, cerca de cinco mil pessoas, entre moradores e turistas, também enfrentaram a falta de água e de telefone. Ontem na vila, que fica a três horas de caminhada da Enseada do Bananal, onde um deslizamento atingiu a pousada Sankay e casas vizinhas, poucos sabiam sobre a tragédia devido à falta de comunicação.

Segundo turistas e moradores, a primeira ininterrupção de energia aconteceu às 10h de quinta-feira. A luz foi restabelecida por volta das 22h, mas o apagão retornou logo depois da virada do ano.

¿ O fornecimento de energia voltou a ser interrompido por volta das 2h e até agora não voltou ¿ contou ontem à tarde o jornalista Jonas Monte, de 27 anos, que foi passar o réveillon em Abraão. ¿ Por conta da falta de luz, alguns locais já estão sem água e os telefones não funcionam ¿ completou.

Segundo o jornalista, em razão da pane nos telefones, muita gente não sabia da tragédia no centro de Ilha Grande.

¿ Mas a chuva deu uma trégua.

Os turistas que estão no transatlântico ancorado em frente a ilha é que estão tendo dificuldades. Por conta da falta de luz, os restaurantes estão improvisando e as lojas não estão aceitando cartões de crédito.

Ele e os amigos pensaram em deixar a ilha antes do previsto, mas descobriram por intermédio de amigos que as estradas estão bloqueadas: ¿Poderia ir por Mangaratiba para escapar dos bloqueios na estrada, mas tenho medo de que ocorra algum deslizamento.

Acho melhor ficar. Pelo menos agora está sol.

Roberto Bonfim, diretor do condomínio Portogalo, em Angra dos Reis, onde há quatro mil pessoas, contou que o lugar ficou mais de oito horas sem luz no último dia do ano: ¿ Hoje (ontem), 20 casas ainda estão sem luz e muitos anteciparam a volta ao Rio.

Faltou luz em Angra, Paraty, Mangaratiba e Muriqui

De acordo com a Ampla, 10% do sistema que atende a região apresentaram problemas.

De acordo com a concessionária, além de Abraão, moradores de parte de Angra dos Reis, de Parati, de Mangaratiba e de Muriqui ficaram sem luz no primeiro dia do ano. Segundo a empresa, o problema foi provocado pelas quedas de barreiras em mais de cem pontos de encostas da região. Ainda segundo a concessionária, a interrupção de energia em alguns pontos foi feita a pedido da Defesa Civil, para permitir o trabalho de resgate.

A Oi informou que a falta de energia em Ilha Grande afetou o serviço de telefonia fixa. Técnicos da empresa passaram o dia de ontem tentando levar para a ilha geradores portáteis para normalizar o funcionamento das centrais telefônicas. A empresa acrescentou que o serviço de celular está normal, mas pode haver congestionamento.