Título: Militares serão homenageados hoje em Brasília
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 21/01/2010, O Mundo, p. 24

Presidente convoca ministros para cerimônia, na qual será entregue medalha post mortem

BRASÍLIA e PORTO PRÍNCIPE. O governo prepara uma homenagem especial para os militares brasileiros mortos no Haiti. A solenidade terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que convocou todos os seus 37 ministros para participar do ato. As honras militares acontecerão hoje à tarde, na Base Aérea de Brasília.

Na noite de terça-feira, antes de os corpos dos 17 militares mortos pelo terremoto no Haiti ¿ na madrugada de ontem, foi encontrado o corpo do major Marcio Guimarães Martins ¿ embarcarem para o Brasil, houve uma cerimônia na base aérea de Porto Príncipe. Os caixões foram cobertos com a bandeira azul da ONU, e o coronel João Batista Bernardes, comandante das forças militares brasileiras, leu uma mensagem destacando o profissionalismo dos colegas mortos.

Tratados como heróis, eles deverão receber uma medalha e uma promoção post mortem. Os corpos de 17 militares chegaram ontem à noite a Brasília e seriam velados na Base Aérea, com a presença de familiares. No caso do major Francisco Adolfo Vianna Martins Filho, por exemplo, ele deverá ser enterrado já como tenente-coronel. As viúvas receberão uma bandeira do Brasil, que cobrirá o caixão até momentos antes do enterro. As famílias dos oficiais mortos no Haiti serão indenizadas.

A cerimônia na Base Aérea tem previsão de durar uma hora e contará com uma salva de tiros executada pela tropa do Exército. Em seguida, um toque de corneta sinalizará o pedido de um minuto de silêncio em homenagem aos mortos.

Depois disso, aqueles que moravam em Brasília seguem em um carro de combate para o Cemitério Campo da Esperança, onde ocorrerá um velório.

Às 20h de ontem, os caixões com os corpos dos militares mortos no Haiti foram recebidos na Base Aérea por soldados perfilados. Um a um, os caixões foram levados para um galpão onde aconteceria o velório. Todos os caixões estavam cobertos com a bandeira do Brasil. (Catarina Alencastro, Luiza Damé e Chico de Gois).