Título: Após vazamento, Petrobras cancela licitação de agências de publicidade
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 05/02/2010, Economia, p. 24

Publicitários afirmam que estatal poderia ser contestada na Justiça

Após vazamento de informações, a Petrobras anunciou ontem o cancelamento de seu processo de licitação que iria escolher as suas três agências de publicidade. A disputa é por uma verba de R$ 250 milhões por ano em contrato de dois anos. Empresas que estavam participando do processo acreditam que a estatal tomou a decisão pois sabia que haveria contestação do resultado na Justiça. Outros consideraram ¿ruim para o mercado¿. As agências Heads, a japonesa Dentsu e a Quê obtiveram a melhor pontuação na 2afase.

O processo de licitação era apócrifo (sem identificação do proponente). Ou seja, a Petrobras não sabia quais agências estavam participando. As empresas de publicidade recebiam apenas um número de identificação, que só a própria agência sabia. Mas no dia 28 de janeiro, o site Propaganda & Marketing anunciou o nome das três agências com maior pontuação horas antes de a estatal anunciar o resultado oficialmente.

¿ Não é tão apócrifo assim. A Petrobras sabia o tempo todo quem eram as agências. Por isso, a informação vazou. O fato de a Petrobras ter cancelado não significa que isso vá ser esquecido.

A Petrobras cancelou a licitação porque sabia que haveria forte contestação sobre o resultado.

Mas a ideia de se entrar na Justiça ainda está de pé ¿ diz uma fonte ligada às agências.

Em nota, a Petrobras afirma que ¿a divulgação antecipada dos resultados por um site especializado não comprometeu a análise das propostas técnicas, pois ocorreu três dias após o encerramento da fase¿. A estatal encerra dizendo que ¿um novo edital será lançado em breve e trará aprimoramentos no processo licitatório¿. Outra agência classificou o episódio como uma licitação de ¿cartas marcadas¿.

Petrobras vai renovar com as atuais agências ¿ É claro que só ganha quem a Petrobras quer. Isso é um absurdo.

Eles falam que não há identificação, mas a informação vaza ¿ diz um publicitário.

Até ontem, a Petrobras não comentava o vazamento. A estatal simplesmente dizia que não havia tido vazamento, pois o processo ainda estava em andamento. Mas ontem, segundo um dos publicitários, a estatal mudou de tom.

¿ É ruim para o mercado, pois se parou uma das maiores licitações do país.

Segundo o resultado da primeira etapa da segunda fase da licitação, as agências com melhor pontuação foram a Heads, a japonesa Dentsu e a Quê. Dessas três, Heads e Quê são as atuais agências da estatal. A Petrobras também é atendida pela F/Nazca S&S. Cada uma delas é responsável por um braço da companhia.

Elas ainda participam de seleções internas para campanhas específicas.

¿ Quem sai ganhando com isso é a F/Nazca, que continua atendendo a empresa, já que as outras duas estariam perto da vitória. A estatal vai renovar com essas três agências.

A Dentsu, que tinha parceria com a DPZ, no entanto, foi a grande surpresa, já que montou operação própria há poucos meses no Brasil. A Quê é ainda a agência da Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras.

Essa primeira etapa valia 70 pontos. As agências tinham de apresentar uma campanha sobre a volta da Petrobras à Fórmula-1. Na segunda parte da segunda fase, de 30 pontos, era avaliada a capacidade de atendimento das empresas.