Título: Marina faz contraponto com Lula na TV
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 05/02/2010, O País, p. 3

No programa do PV, senadora diz que venceu pobreza, doenças e analfabetismo

BRASÍLIA. A pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva (AC), sem maquiagem ou produção mais apurada de figurino, ocupou praticamente sozinha ontem os dez minutos do programa do PV na televisão. O contraponto mostrado com a biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que também venceu os obstáculos das doenças e pobreza no interior do Acre, mas optou por estudar muito e, hoje, é um nome respeitado por importantes lideranças mundiais, não só as do meio ambiente.

O tema do programa foi a educação, apontado como o maior problema brasileiro.

¿ Tudo o que aconteceu comigo foi porque tive oportunidade de estudar, ainda que tardiamente ¿ disse Marina.

Ela contou fatos curiosos de sua história. Rindo, lembrou que aos 16 anos começou a estudar e em 15 dias foi alfabetizada. E quando a professora fez a chamada por Osmarina, ela foi até sua mesa e recebeu uma bronca: ¿ O que está fazendo aqui? É abestada? Quando a gente chama o nome, a pessoa tem que responder presente ¿ contou Marina, rindo.

A senadora fez algumas referências ao presidente Lula, com quem diz ter uma relação de respeito. Em nenhum momento lamentou a saída do PT ou citou colegas petistas como Dilma Rousseff.