Título: Etanol terá taxa de importação zerada
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 03/02/2010, Economia, p. 20

Governo quer estimular os EUA a fazerem o mesmo com o álcool brasileiro

BRASÍLIA.A Câmara de Comércio Exterior (Camex) deve reduzir a zero, em reunião no próximo dia 9, a tarifa de importação do etanol, atualmente em 20%. A informação foi dada ontem pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, após um encontro com representantes do setor privado, em que se discutiu estratégias de comércio exterior para 2010.

Porto explicou que o principal objetivo da medida é estimular os Estados Unidos a fazerem o mesmo e acabarem com as barreiras aplicadas ao álcool importado do Brasil.

- Não vemos sentido em propor que os outros reduzam suas tarifas, se não fazemos o mesmo - disse Porto.

Os EUA aplicam uma tarifa de US$0,54 centavos o galão. De acordo com o secretário de Relações Internacionais, o Brasil iniciou uma negociação com os americanos para que essa barreira caia. No entanto, precisa fazer o mesmo com o produto importado. Os dois países são os maiores produtores de etanol do mundo.

Porto acrescentou que, como objetivo secundário para a redução da tarifa a zero, está o de viabilizar a possibilidade de importação do etanol até o início da nova moagem. Ele lembrou, no entanto, que nenhum país tem a oferta na dimensão que o Brasil necessita.

- Não há excedente no mundo - afirmou.

O pedido de redução da tarifa de importação partiu das indústrias sucroalcooleiras nacionais. Não há, porém, unanimidade entre os ministérios que integram a Camex (Desenvolvimento, Fazenda, Relações Exteriores, Desenvolvimento Agrário e Agricultura) e a decisão final será tomada após exaustivas discussões, acreditam técnicos ligados à câmara.